Neste texto, vamos explicar o que é a rede social Bluesky, também conhecida como Bluesky Social, uma das principais alternativas ao X (ex-Twitter). Podemos considerar essa rede como uma mistura entre o antigo Twitter e o Mastodon e, embora ela não tenha tantos milhões de usuários quanto o Threads, ainda é uma boa alternativa se você não quer anúncios e outros incômodos.
Vamos começar explicando o que é Bluesky e quais funções oferece, para que você veja como está sendo construída essa rede. Depois, terminaremos dizendo o seu atual sistema de registro.
O que é Bluesky
Bluesky é uma rede social de microblogging ou mensagens curtas, e uma alternativa ao X/Twitter. É uma rede social que será descentralizada, já que estão preparando seu próprio protocolo para que outras pessoas possam criar suas próprias versões. Este protocolo não é o ActivityPub, mas sim uma alternativa própria, o que quer dizer que não fará parte do fediverso (conjunto de redes sociais e plataformas descentralizadas que se comunicam entre si por meio de protocolos abertos).
Esse protocolo próprio se chama Authenticated Transfer (AT) Protocol. Nele, você poderá se juntar ao Bluesky a partir do seu próprio servidor, assim como no Mastodon, ou usar seu próprio nome de usuário em seu site pessoal. Cada servidor terá flexibilidade para personalizar sua experiência, como os feeds ou a moderação.
O Bluesky começou como um projeto dentro do Twitter, onde estava sendo experimentado precisamente como um protocolo para tornar a rede social descentralizada. No entanto, após a compra do Twitter por Elon Musk, decidiram seguir seu próprio caminho como uma alternativa desvinculada daquela que era sua empresa matriz.
Uma das vantagens do Bluesky é que sua interface se assemelha muito à do Twitter. Isso, unido ao fato de que suas seções também são facilmente reconhecíveis, faz com que os usuários se adaptem com muita facilidade após fazer a migração.
O que você pode fazer no Bluesky
O Bluesky permite realizar as interações básicas e essenciais do Twitter. Você pode escrever suas publicações, e outras pessoas poderão "curtir", compartilhar, citá-las (compartilhá-las com seus próprios comentários) e responder.
Você também poderá seguir outros usuários e ver quantos usuários estão te seguindo. Poderá buscar usuários no buscador e poderá subir fotos para suas publicações. Existe um feed principal cronológico, que não é ditado por algoritmos, ou seja, você vê apenas as mensagens das pessoas que você segue e de forma cronológica, sem desordem.
A principal função diferenciadora do Bluesky é que os usuários podem criar seus próprios algoritmos e feeds personalizados. Ou seja, não há um algoritmo principal imposto pela rede social, e os pré-instalados podem ser removidos e substituídos. Por exemplo, existe um chamado Bluesky Ñ para ver todas as mensagens em espanhol.
Ainda faltam algumas funcionalidades no Bluesky, como um sistema de hashtags e uma opção para encontrar publicações destacadas. Quando você abre a seção de busca, pode ver contas recomendadas, mas não publicações, como no Twitter ou no Mastodon.
Como se registrar no Bluesky
Para se registrar no Bluesky, tudo que você precisa fazer é acessar o site oficial bsky.app. Uma vez dentro, você terá a opção de criar uma conta e precisará escrever seu nome de usuário, senha, data de nascimento e endereço de e-mail.
O Bluesky é uma rede social gratuita, com uma personalidade muito particular. Talvez não tenha conseguido tanta repercussão quanto o Threads, mas está crescendo em popularidade.
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários