Superbike, tamagotchi moderno e mais: 5 dispositivos potencializados por IA e suas aplicações curiosas

Aparelhos e gadgets prometem reformular o conceito de dispositivos inteligentes no nosso cotidiano

A Yamaha Y/AI é o que podemos chamar de "superbike" futurista que combina design arrojado e tecnologia de ponta | Imagem: Yamaha
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
luciano-amaral

Luciano Amaral

Embaixador

Luciano Amaral é apresentador, fã de cultura pop e entusiasta da tecnologia. Adora testar as novidades do mercado e manter-se informado sobre as tendências e inovações, tendo contato direto com marcas endêmicas e participando em eventos do segmento. Fun fact: começou a sua carreira em programas infantis, como o “Castelo Ra-Tim-Bum”, tornando-se uma figura icônica para quem viveu a década de 90.

A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma das forças mais transformadoras da tecnologia moderna, impactando setores diversos, desde a saúde até a indústria automobilística. Entre os muitos campos em que a IA tem sido aplicada, destacam-se dispositivos inovadores que não só tornam nossa vida mais eficiente, mas também oferecem novas formas de interação e entretenimento. 

A superbike com IA é um exemplo fascinante de como a inteligência artificial pode ser integrada a máquinas de alta performance para proporcionar uma experiência personalizada e inteligente ao usuário.

Outro dispositivo que chama a atenção é uma espécie de "tamagotchi moderno", uma versão aperfeiçoada do famoso brinquedo dos anos 90. Ao incorporar IA, esses "pets virtuais" agora podem aprender com suas interações, adaptando-se à personalidade e hábitos do usuário de maneira mais profunda.

Mas a IA não se limita apenas a brinquedos; ela também está presente em dispositivos de saúde, no aprimoramento de wearables e em diversas outras áreas. A seguir, vamos explorar cinco projetos e como eles prometem reformular o conceito de dispositivos inteligentes no nosso cotidiano.

Seus problemas acabaram

Mouse, touchpad e mil e uma funcionalidades integradas com ChatGPT | Imagem: Cheerdots 2

Sabe aqueles produtos multifuncionais que surgem para facilitar a sua vida? Isso é o que promete o Cheerdots 2, um dispositivo inovador que combina várias funcionalidades em um único design compacto.

Mouse, touchpad, ferramenta de apresentação e gravador, tudo em um só device. Compatível com Mac, Windows, tablets, smartphones, smart TVs e até telas de veículos, ele vem equipado com recursos de gravação de voz, transcrição e resumo, alimentados pelo ChatGPT.

Como os próprios criadores o intitula, seria o verdadeiro "canivete suíço" tecnológico.

Tudo vira LEGO

O nome é Brick My World. E se você gosta de LEGO, você vai gostar disso. Trata-se de um projeto inovador no Kickstarter que transforma objetos do mundo real em modelos de LEGO.

A ideia é capturar a essência dos objetos do dia a dia e recriá-los de forma divertida e interativa, utilizando a tecnologia de realidade aumentada para guiar o usuário na captura das imagens necessárias.

Resumindo, você captura uma imagem do objeto que deseja transformar em LEGO e o Brick My World faz o projeto pra você.

A evolução do Tamagotchi

Os Tamagotchis eram uma febre no mundo todo, mas o tempo passou e muitos adultos hoje só lembram dos bichinhos virtuais com saudosismo. Que tal voltar àqueles tempos, mas agora com as novas tecnologias que temos disponíveis?  Ropet é um pet robótico de próxima geração com inteligência artificial.

Integrado ao ChatGPT, o Ropet tem a capacidade de realizar interações avançadas. Ele vem com sensores que permitem respostas táteis e emocionais, criando assim uma experiência mais realista. Além disso, vem ainda configurado para evoluir com cada interação, adaptando-se ao comportamento e preferências do usuário.

A cereja do bolo é com o tempo ele aprender com quem mais tem interações, e assim, compreender e aprender quem é o seu tutor oficial.

O seu visual, tanto o real quanto o virtual é personalizável para que você tenha um pet único.

Vendo e registrando tudo que você come

The Drop é uma espécie de pingente de IA que registra tudo o que você come, fazendo um relatório nutricional | Imagem: The Drop

Esse item eu confesso que tenho um pouco de desconfiança quanto à sua real efetividade, mas se fizer o que promete, é bem interessante. The Drop é um rastreador de nutrição totalmente automatizado.

Assim como um pingente, ele é um AI vestível que rastreia automaticamente o que você come ao longo do dia. Utiliza visão computacional e IA para identificar alimentos e calcular calorias, proteínas, carboidratos e gorduras. Compatível com dispositivos iOS e Android.

Segundo os criadores, a inspiração veio da necessidade de simplificar o rastreamento nutricional. Eles perceberam que muitas soluções no mercado exigem muita entrada manual do usuário e não conseguem criar o hábito de rastrear a alimentação de forma eficaz. O The Drop veio com a ideia de criar dispositivo que fosse tão intuitivo quanto um rastreador fitness, permitindo que os usuários simplesmente o colocassem de manhã e esquecessem dele enquanto ele faz todo o trabalho automaticamente.

Será que realmente funciona? Só saberemos quando for lançado.

Moto futurista

Recém anunciada, a Yamaha Y/AI é uma supermoto futurista que combina design arrojado e tecnologia de ponta. Inspirada pela inteligência artificial, a Y/AI apresenta um visual que antes só tínhamos visto em filmes e séries futuristas, valorizando os aspectos minimalistas e inovadores, mas ao mesmo tempo sendo bem extravagante.

A moto, que foi criada em colaboração com a série de anime "Tokyo Override" da Netflix, traz todas as características que vemos nessa série que se passa no ano de 2124. Inclusive, a própria Yamaha colaborou com seus modelos icônicos para a produção da série.

Display head-up holográfico em formato de V nas laterais fornecendo dados em tempo real ao piloto é só um dos elementos que chamam a atenção nesse modelo.

E aí, o futuro já é realidade?

Inicio