O enorme tamanho da Starship, em imagens que dão uma ideia da sua escala

A versão atual da Starship tem 121,3 metros de altura: 71 metros do propulsor Super Heavy e 50,3 metros da nave Starship.

Starship - Imagens| SpaceX
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

Todo mundo sabe que a Starship é o maior foguete do mundo, mas é difícil ter uma noção real de sua escala sem uma referência familiar no mesmo quadro. Por razões óbvias, raramente vemos pessoas próximas à plataforma de lançamento durante as transmissões dos voos, mas essas fotos ajudam a visualizar melhor seu tamanho impressionante.

A versão atual da Starship tem 121,3 metros de altura: 71 metros do propulsor Super Heavy e 50,3 metros da nave Starship.

Para comparação, outros grandes foguetes têm as seguintes medidas:

  • SLS da NASA: 98 metros
  • Falcon 9 da SpaceX: 70 metros
  • Ariane 6 da Agência Espacial Europeia: 62 metros

A Starship 2, que começará a ser testada no início de 2025, será ampliada para 124,4 metros, acomodando tanques de combustível maiores. Já a Starship 3, a versão com a qual Elon Musk pretende colonizar Marte, poderá atingir uma altura hipotética de 150 metros.

A equipe Starbase contra Starship A equipe Starbase contra Starship

Quase tudo dentro do foguete, que tem nove metros de diâmetro, é composto por combustível e oxidante. Para elevar seu próprio peso e mais 100 toneladas de carga até a órbita baixa da Terra, a Starship precisa de mais de 5.000 toneladas de metano e oxigênio líquido.

Outro aspecto marcante do foguete é a quantidade de motores. O Super Heavy conta com 33 motores, enquanto a Starship possui seis – três otimizados para operar na atmosfera terrestre e outros três projetados para o vácuo do espaço, com uma tobera maior.

Elon Musk já mencionou várias vezes que futuras versões do foguete terão ainda mais motores. Atualmente, a SpaceX usa o motor Raptor 2, mas os novos Raptor 3 já estão em fase de testes.

O voo 7 da Starship acaba de receber aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA) e está previsto para janeiro ou fevereiro de 2025. Embora marque a estreia de uma nave de segunda geração, com o número de série Starship 33, o propulsor Super Heavy ainda será da primeira geração. Neste caso, será o Booster 14, que recentemente completou um teste de ignição e, nos próximos dias, terá a Ship 33 da nova geração acoplada ao topo.

Já a Starship de terceira geração, também chamada de Starship v3, Starship 3 ou Starship Block 3, ainda deve levar alguns anos para ser lançada. No entanto, promete ser a "Arca de Noé" na colonização de Marte. Com nove motores na segunda etapa e uma altura gigantesca de 150 metros, essa versão está sendo projetada para transportar mais de 200 toneladas de carga.

O interior da Starship

Original Compartimento de carga da nave estelar com uma banana de brinquedo
Original Trabalhadores dentro da nave estelar

Os motores Raptor

Original Os 33 motores Raptor do foguete Super Heavy
Original As três gerações de motores Raptor
Original Raptor atmosférico e Raptor de vácuo

Starship Lunar

Original Starship Lunar: a nave que levará astronautas da NASA à superfície da Lua
Uma maquete da Starship no laboratório de flutuabilidade da NASA em Houston Uma maquete da Starship no laboratório de flutuabilidade da NASA em Houston
Nave estelar acoplada à espaçonave Orion da NASA Nave estelar acoplada à espaçonave Orion da NASA

Starship Super Heavy

Foguete Starship na torre de lançamento Foguete Starship na torre de lançamento
Detalhe do anel de separação a quente e superfícies móveis do Super Heavy Detalhe do anel de separação a quente e superfícies móveis do Super Heavy
Trabalhadores da SpaceX trabalhando na integração Starship e Super Heavy Trabalhadores da SpaceX trabalhando na integração Starship e Super Heavy
Inicio