Tendências do dia

A Lei de Murphy conspira contra Elon Musk: tudo de errado que aconteceu com suas empresas em apenas uma semana

  • Elon Musk e suas empresas tiveram a pior semana em anos, em meados de março

  • Tesla foi alvo de ataques e protestos, a X sofreu um ataque cibernético, a Starship explodiu durante seu voo de teste e Musk discutiu com Rubio

Imagem | Flickr (Ted Eytan, Gage Skidmore)
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Todos nós somos suscetíveis a ter um dia ruim, mas quando você é alguém atuando em tantas frentes como Elon Musk, uma série de infortúnios seguidos pode transformar um dia ruim em uma semana terrível em que o universo inteiro conspira contra você.

Wall Street e o mundo contra a Tesla

No último mês de março, a Tesla se tornou alvo de protestos contra o papel de seu CEO na liderança de cortes no governo Trump. A onda de azar começou com investidores punindo duramente o valor das ações da Tesla que despencaram 15% no último dia 10. Com o passar dos dias, os investidores foram relaxando seus movimentos, dando um descanso à fabricante, que está recuperando parte do que foi perdido.

As ações da Tesla não foram o único alvo dos protestos, no entanto. Segundo a ABC News, algumas instalações e veículos da empresa sofreram ataques e vandalismo, levantando preocupações sobre a segurança e a imagem da marca. O próprio Donald Trump destacou a escalada de ações voltadas à Tesla ao chamar os manifestantes de "terroristas domésticos". "Se você fizer isso com a Tesla ou qualquer outra empresa, nós vamos pegá-lo e você passará pelo inferno", disse Trump em declarações para a BBC.

X sofreu ataque cibernético

O site X se tornou o principal porta-voz de Elon Musk e de grande parte do governo dos EUA, como Marco Rubio, que usa a rede social para tornar pública sua agenda institucional. A rede social sofreu quedas sucessivas de tráfego durante o dia 11 de março. Elon Musk foi rápido em se manifestar anunciando que X estava sofrendo um ataque cibernético. "Houve um ataque cibernético massivo contra o X. Eles nos atacam todos os dias, mas neste caso muitos recursos foram usados. É um grupo grande e coordenado, ou um país", escreveu o milionário em sua rede social.

De acordo com a Wired, o ataque cibernético foi reivindicado, via Telegram, pelo grupo hacker pró-Palestina Dark Storm Team. Após uma análise do ataque, especialistas negaram que a Ucrânia estivesse por trás dele, como Musk afirmou em entrevista. Os pesquisadores concluíram que nem todos os servidores de X tinham as camadas de segurança contra esses ataques cibernéticos DDoS da Cloudflare, então alguns foram expostos.

Starship voou, mas não do jeito que ele queria

O prelúdio de uma semana desastrosa para Elon Musk foi o fracasso do oitavo voo de teste da Starship, que seguiu o mesmo caminho de sua antecessora, se desintegrando sobre o Atlântico. Assim como no sétimo voo de teste, após a explosão do foguete, os fragmentos da nave caíram gerando uma chuva de destroços que interrompeu o tráfego aéreo na Flórida e boa parte do Caribe, afetando mais de 240 voos comerciais.

Como se não bastasse, Musk viu o lançamento abortado 40 minutos antes da decolagem da missão Crew-10. A missão iria colocar uma equipe de socorro em órbita para a ISS e trazer de volta os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, que ficaram presos na Estação Internacional após uma falha detectada na Starliner da Boeing.

Problemas com o chefe: tensões em Washington

A influência de Elon Musk na Administração Trump pode não estar passando pelo seu melhor momento. Um dos eventos mais reveladores foi o tenso confronto entre Elon Musk e figuras-chave do Partido Republicano, incluindo o próprio Donald Trump e o Secretário de Estado Marco Rubio, durante uma reunião na Casa Branca sobre os cortes de políticas do DOGE.

De acordo com artigo publicado pelo The New York Times, Musk propôs cortar significativamente os orçamentos para programas federais específicos, incluindo aqueles relacionados ao Departamento de Transporte. Marco Rubio criticou Musk abertamente, chamando suas propostas de "ignorantes" e argumentando que Musk estava priorizando os interesses corporativos sobre as necessidades dos cidadãos.

Imagem | Flickr (Ted Eytan, Gage Skidmore)

Inicio