Para fazer pão, só são necessários três ingredientes. Mas, para armazená-lo de maneira que permaneça fresco e saboroso, a receita não é tão simples. Isso porque, dependendo de como você guardar o pão, ele pode acabar ficando gomoso, muito duro ou até com mofo.
É muito comum armazenarmos o pão em um saco plástico. Mas essa não é a melhor maneira! Para que o pão dure bastante e fique fresquinho, o truque é outro.
Saco plástico? Jamais
O padeiro holandês Joost Arijs tem uma série de recomendações quando se trata de armazenar o pão. E ele afirma categoricamente que "nunca em um saco plástico". Apesar de ser uma solução simples e acessível, deixar o pão no plástico é uma das piores coisas que podemos fazer, pois impede a troca de ar e umidade do alimento com o exterior.
As condições que temos em casa permitem que o saco umedeça rapidamente, fazendo com que o pão dentro dele perca sua crosta crocante, tornando-se mole e pegajoso. Além disso, se o pão for guardado em um saco plástico fechado, os fungos e bactérias que já estão no ambiente se alimentam rapidamente do pão nesse ambiente úmido, facilitando o aparecimento de mofo — e, uma vez que o mofo surja, não há opção a não ser jogar o pãozinho fora.
Talvez você já tenha observado que, quando compramos o pão de forma no mercado, que vem embalado de fábrica em um saco plástico transparente, ele ganha mofo eventualmente, mesmo que você nunca abra o saco.
Por isso, os especialistas sempre recomendam que nunca devemos guardar o pão em um saco plástico. O mesmo vale para outros recipientes sem "espaço para respirar", herméticos, sejam eles de plástico ou de vidro.
E qual a melhor forma, então? É simples: armazenar o pão em um saco de papel. O fato de as padarias continuarem a vender o pão no saquinho de papel não é coincidência, já que essa embalagem pode manter o alimento mais fresco, além de permitir que ele respire e a crosta continue crocante por mais tempo.
Outras dicas
Mas não basta apenas ter o saco de papel. Também é recomendável que ele esteja revestido com parafina, algo que impede que o pão seque com o tempo. Embora um saco de papel não retenha a umidade, ele permite que a umidade do pão escape. Por isso, após algumas horas, vemos que o pão fica duro nesses invólucros. Quando o saquinho possui uma camada de parafina em seu interior, a umidade de fora entra, mas a do pão não escapa.
Caso sua padaria ofereça esse tipo de saco, use-o. Se não oferecer, existem comércios que vendem papel parafinado para armazenar alimentos, permitindo que eles se mantenham frescos por mais tempo. No entanto, tenha em mente que isso servirá apenas por alguns dias, pois o pão pode acabar ganhando um sabor rançoso se for armazenado por muito tempo.
A embalagem com cera de abelha também pode ser comprada em determinados estabelecimentos e pode ajudar os alimentos a se manterem frescos por mais tempo. Isso protege a umidade do alimento enquanto mantém a troca de ar para evitar o mofo.
Uma última dica: se você não quiser consumir o pão no momento, pode guardá-lo no congelador e retirá-lo na próxima vez que for consumi-lo.
Este texto foi traduzido e adaptado do site Xataka Espanha
Imagem | Debbie Widjaja
Ver 0 Comentários