Na internet, você pode encontrar transmissões ao vivo de todo tipo: gameplays, shows e até dos chamados NPCs no TikTok. Agora, imagine acompanhar ao vivo o traslado de um submarino da Segunda Guerra Mundial por entre a Alemanha. Isso foi possível e causou bloqueios em estradas por mais de um mês.
Trata-se do Unterseeboot 17, conhecido como U17, um dos submarinos mais importantes do conflito bélico que definiu o século 20. Sua construção começou em 1935 e ele começou a operar em 1939. Permaneceu em serviço até 1945, quando sua tripulação, em cumprimento às ordens de "terra queimada" de Hitler, decidiu afundá-lo para evitar que caísse em mãos inimigas.
Agora, quase oito décadas depois, a travessia do U17 é retomada. Após dois anos de planejamento, a Alemanha propôs restaurar este antigo submarino para exibi-lo em um museu e permitir que o público pudesse explorá-lo completamente.
A demora do projeto se deveu às descomunais dimensões do veículo e à logística do processo. Primeiramente, foi necessário recuperá-lo do mar Báltico e transferi-lo para a terra. Em seguida, em 2023, foi preciso transportá-lo para o Museu Técnico de Speyer, onde uma cuidadosa restauração foi realizada, permitindo liberar os espaços internos, tornando-o acessível aos visitantes. Ele também foi decorado com objetos da época.
Em 2024, no dia 5 de julho, o submarino seguiu para o Museu Técnico de Sinsheim, em Baden-Württemberg, uma região ao sul do país. Chegou 23 dias depois, após cruzar cerca de 50 km entre ruas e rios. Sua jornada finalmente terminou ao ser alocado no museu, onde também foi instalada uma grande estrutura anexa para facilitar a visita. A visitação está prevista para começar por volta da metade de 2025.
Segundo explicam no Motorpasión, o processo exigiu importantes fechamentos de estradas e restrições de tráfego. O serviço de trens foi interrompido e semáforos e sinalizações foram desmontados, já que o submarino avançou a uma velocidade de apenas 10 km/h.
Para ter uma ideia da complexidade das manobras, as dimensões do U17 são as seguintes:
- Altura: 8,6 m (para entrar no submarino)
- Comprimento: 48 m
- Largura: 4,6 m
- Peso: mais de 350 toneladas
Para executar a transferência, foi necessária uma plataforma de 240 rodas, que precisou ser umedecida, além de manobrar em uma posição inclinada a 70 graus para cruzar as pontes.
Se você quiser ver como foi o percurso e o processo de transporte dessa relíquia do século 20, os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube do Technik Museen Sinsheim Speyer.
Este texto foi traduzido e adaptado do site Xataka Espanha
Ver 0 Comentários