Tendências do dia

CEO usa técnica cada vez mais rara para motivar funcionários e ganhar sua lealdade: reconhecer seus méritos

  • CEO da Chevron escreve pessoalmente cartas de agradecimento a seus funcionários para reconhecer seus méritos no trabalho

  • O reconhecimento do trabalho ajuda a reduzir a possibilidade de mudança de emprego em 45% e melhora o comprometimento com a empresa

Chevron
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Abrir a caixa de correio e encontrar uma carta do CEO da sua empresa fará com que mais de um de vocês tenha um batimento cardíaco acelerado e corra para atualizar seu currículo para procurar um novo emprego. No entanto, se você trabalha para a empresa americana Chevron, as cartas podem ser uma boa notícia.

Em uma entrevista recente de Mike Wirth, presidente e CEO da petrolífera Chevron, no podcast 'How Leaders Lead' de David Novak, o executivo confessou seu método incomum para motivar seus funcionários e fortalecer sua confiança: escrever cartas de agradecimento reconhecendo seus méritos.

Cartas de agradecimento no século XXI

O CEO da petrolífera afirmou em seu discurso que é um gerente da velha guarda que prefere que, quando visita os escritórios da empresa ao redor do mundo, seus funcionários sejam seus anfitriões. Ele pede que lhe mostrem as operações em que estão trabalhando, seus processos e desvantagens, e até mesmo que o levem para visitar seus clientes.

Quando a visita termina, o gerente escreve uma carta de agradecimento. "Eu sou da velha guarda, escrevo em folhas de papel que não estão mais facilmente disponíveis e escrevo algumas palavras de gratidão", disse o diretor.

Wirth diz que presta atenção a cada pessoa com quem passa tempo em suas viagens e agradece pessoalmente por dedicarem um tempo para atendê-lo e destaca aspectos de suas conversas, comentários e questões que chamaram sua atenção em seu trabalho para reconhecê-lo e valorizá-lo.

"Penso em quando eu estava no início da minha carreira, e se um CEO tivesse me enviado uma carta e realmente soubesse o que eu estava fazendo, teria sido muito importante para mim. Então, tento lembrar como era estar nos trabalhos que agora são feitos pelas pessoas que estou visitando e que eu mesmo fiz alguns anos atrás. Quero ter certeza de que as pessoas saibam que eu as aprecio", disse Mike Wirth, que trabalhou em diferentes cargos na Chevron por 42 anos.

O executivo garantiu que, após cada viagem, escreve entre 60 e 80 cartas para agradecer e reconhecer o trabalho feito por cada um dos funcionários com quem interagiu durante sua estadia. Todas elas personalizadas e únicas. "É importante para mim ter certeza de que as pessoas entendam que eu estava prestando atenção e que realmente valorizo ​​o que elas fazem", explicou Wirth em seu discurso.

Motivar e reter talentos: efeitos colaterais de ser gentil

Embora Mike Wirth pareça ter adquirido essa habilidade organicamente, fazendo com seus funcionários o que seu eu do passado gostaria de receber, a verdade é que estudos provam que esse CEO está certo. De acordo com um estudo conduzido pelas empresas de consultoria Gallup e WorkHuman, funcionários que são reconhecidos por seus méritos de trabalho têm 45% menos probabilidade de mudar de emprego em dois anos.

Os dados sugerem que as pessoas que recebem esse reconhecimento têm até cinco vezes mais probabilidade de se comprometer com a empresa em que trabalham, aumentando assim sua produtividade e gerando novas iniciativas e inovações.

Enviar notas de agradecimento personalizadas é uma maneira rara de estabelecer uma cultura de trabalho saudável, mas Mike Wirth não é o único a usá-la. Geoffroy van Raemdonck, CEO da varejista de luxo Neiman Marcus, disse à Fortune que também envia notas de agradecimento a seus funcionários pelos mesmos motivos que Wirth. "É muito importante para mim, o momento do 'obrigado', porque eu sei como é receber um obrigado, ser reconhecido", disse van Raemdonck.

Mesmo que não seja por meio de uma nota escrita à mão no papel como Mike Wirth, funcionários ou candidatos a uma nova posição também devem aplicar esse sistema de reconhecimento. Por exemplo, enviar um e-mail de agradecimento ao recrutador ou à pessoa responsável por avaliar a promoção após uma entrevista de emprego ajuda a fortalecer a imagem e ganhar peso no processo de seleção.

"Como gerente de contratação, você deve sempre esperar um e-mail de agradecimento e nunca deve fazer uma oferta a alguém que se esqueceu de enviá-lo", escreveu Jessica Liebman, diretora de pessoas da Business Insider.

Imagem | Chevron, Unsplash (Aaron Burden)

Inicio