Tendências do dia

Em sua busca por equilíbrio entre saúde mental e trabalho, Gen Z tem objetivo claro: semana de trabalho de quatro dias

  • Cerca de 81% dos jovens da Geração Z entrevistados preferem trabalhar no escritório, mas com uma semana de trabalho de quatro dias

  • 40% preferem o teletrabalho, mas apenas 8% têm essa opção

Gernz
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

Em meio ao debate sobre a redução da jornada de trabalho e seus efeitos, um novo estudo realizado pela consultoria de dados Generation Lab e pela CNBC perguntou à Geração Z o que eles preferiam: trabalhar remotamente ou voltar ao modelo presencial com jornadas reduzidas (semana de trabalho de quatro dias).

A resposta foi esmagadora: 81% dos 1.033 jovens dos EUA com idades entre 18 e 25 anos entrevistados acreditam que frequentar o escritório em uma jornada com menos dias ajudaria a melhorar a produtividade.

Educados remotamente, eles começam a conhecer o escritório

Os membros mais velhos da Geração Z completaram sua formação acadêmica de forma remota e, agora, começam a se integrar ao mercado de trabalho. Por isso, eles têm uma perspectiva diferente em relação às dinâmicas laborais.

Os dados da pesquisa da Generation Lab revelam que apenas 8% dos jovens dos EUA que estão entrando no mercado de trabalho têm opções de trabalho remoto. Isso os leva a buscar maneiras de equilibrar suas carreiras profissionais com seu bem-estar pessoal. 67% desses jovens se inserem de forma presencial.

Equilíbrio entre produtividade e bem-estar

60% dos jovens entrevistados acreditam que sua produtividade e aprendizado melhoram trabalhando nos escritórios, enquanto 40% afirmam que preferem trabalhar de casa.

Nesse contexto de busca por equilíbrio entre o aprimoramento de suas habilidades e seu bem-estar mental, 81% dos jovens entrevistados no estudo consideram que trabalhar quatro dias por semana aumentaria sua produtividade e qualidade de vida. Apenas 19% acreditam que ir cinco dias por semana ao escritório melhora sua produtividade.

Não se trata de trabalhar mais, mas de trabalhar melhor. Os dados coletados em diversos experimentos sobre a semana de trabalho de quatro dias, incluindo o de Valência (Espanha), corroboram o que os jovens que participaram da pesquisa afirmaram.

Muitas empresas no mundo já conduzem experimentos com semanas de quatro dias. No Brasil, em 2023, 19 empresas adotaram um projeto piloto em que a carga horária foi reduzida e o salário foi mantido. Em julho de 2024, oito empresas relataram que vão adotar esse sistema em definitivo e sete disseram que irão mantê-lo até o final do ano para poder avaliar os impactos a longo prazo. Os trabalhadores relataram melhoras na produtividade e na saúde, mas também um aumento no ritmo de trabalho.

Texto traduzido e adaptado do Xataka Espanha

Imagem | Unsplash (Musemind UX Agency)

Inicio