Tendências do dia

Equipes brasileiras ganham bronze em campeonato global de robótica

Equipes brasileiras ganham bronze em campeonato global de robótica
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

No último fim de semana, entre 28 e 30 de novembro, três equipes brasileiras participaram do World Robot Olympiad 2024 (WRO) na Turquia, competindo com jovens de 87 países. As equipes conquistaram a classificação de bronze, marcando uma importante participação no evento, que contou com 1.476 competidores distribuídos em 562 equipes e 190 juízes internacionais. Todos os competidores estavam estreando na competição.

Representando o Brasil estavam a equipe AnonymousRob de Tubarão (SC), modalidade Júnior; a equipe SmartLego de Resende (RJ), modalidade Sênior; e a equipe Tecnoway de Caxias do Sul (RS), modalidade Elementary. Todas tiveram que construir na hora robôs que conseguissem solucionar os desafios propostos, que envolviam reconhecimento do ambiente, solução de problemas e precisão. Depois da final, os times terminaram nas posições 61, 44 e 72, respectivamente, ficando dentro da classificação bronze.

Dálberti Sciamana de Lima, sócio da Robomind, escola de robótica onde os participantes estudam, acompanhou as equipes e ressaltou a importância da participação brasileira. "Uma oportunidade como essa, de trocar experiências e conhecimento com outras pessoas de todo o mundo, é extremamente enriquecedora para esses estudantes. Cada equipe se comprometeu com o objetivo e deu seu máximo," declarou Dálberti. A Robomind coordenou a etapa nacional do WRO em Blumenau (SC).

Inicio