Graças a plataformas como Android Auto e Apple CarPlay, podemos usar o celular no carro sem complicações, algo especialmente útil não apenas para obter indicações da melhor rota até o destino, mas também para ouvir nossas músicas ou podcasts favoritos.
É provável que, se alguém te perguntar qual é a forma preferida de ouvir música no carro, você responda com o nome de alguma das plataformas de streaming mais populares, como Spotify ou YouTube Music. No entanto, a realidade é outra: o rádio continua sendo a opção preferida pela maioria.
Os motoristas preferem ouvir música como sempre foi feito
É o que mostram os dados do Share of Ear, um estudo realizado pela Edison Research com o objetivo de analisar os hábitos de consumo de áudio nos Estados Unidos. Trata-se de uma pesquisa com mais de dez anos de trajetória, baseada em entrevistas com pessoas acima de 13 anos.
Embora a Edison Research já tenha confirmado em 2023 que as plataformas de áudio em streaming superaram o consumo de rádio nos Estados Unidos, há uma clara exceção: o carro. Apesar da conveniência das plataformas de streaming, o rádio continua sendo a primeira escolha dos motoristas quando estão dirigindo.
O estudo em questão divide os dados entre aqueles que têm acesso ao Android Auto e ao CarPlay em seu veículo principal e aqueles que não têm.
Segundo os resultados, 46% dos motoristas com acesso a essas plataformas preferem ouvir rádio AM/FM, seguido por 19% que utilizam o SiriusXM, um serviço de rádio por satélite.
Como era de se esperar, a popularidade do rádio é ainda maior entre os motoristas que não possuem Android Auto ou Apple CarPlay. Nesse caso, 67% dos motoristas optam pelo rádio AM/FM, enquanto 12% escutam via SiriusXM. Independentemente de o veículo ser compatível ou não com essas plataformas, o streaming aparece como a próxima opção após o rádio, mas com uma popularidade bem inferior.
Considerando todas as alternativas disponíveis para consumir conteúdo em áudio, o rádio representa 75% do tempo diário total de consumo de áudio no carro. Esse percentual é praticamente o mesmo tanto em veículos novos quanto em carros mais antigos, embora os proprietários de veículos mais novos tendam a preferir o rádio via satélite em vez do rádio tradicional.
Via | Motor16
Ver 0 Comentários