Ao contrário do que pode parecer, locais ensolarados não são os melhores para instalar painéis solares; estávamos errados

Encher o deserto com painéis solares parece ótimo e muito lógico. Na verdade, é uma ideia desastrosa

A tecnologia fotovoltaica precisará ser adaptada às condições locais mais extremas

Colocar painéis solares em lugares muito quentes e ensolarados pode diminuir a eficácia deles | Imagem: PxHere (CC0)
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

À medida que países mais afetados pelo sol, como o Paquistão, passam por sua própria transição energética, surgem mais e melhores informações sobre como as condições ambientais extremas afetam o desempenho dos painéis solares. E uma dica: isso não é uma boa notícia para esses países.

Contexto

A energia solar é uma peça-chave na transição para fontes renováveis, mas esse processo não está ocorrendo na mesma velocidade em todo o mundo. O Reino Unido, que tem uma média de 1.400 horas de sol por ano, instalou mais capacidade fotovoltaica do que todos os países da África juntos, apesar de o Saara ter cerca de 4.000 horas de sol por ano.

Com a meta de triplicar a capacidade renovável mundial até 2030, entender como os fatores ambientais afetam o desempenho da energia solar será cada vez mais importante para países com climas severos.

Um estudo publicado na Renewable and Sustainable Energy Reviews analisa como fatores ambientais influenciam a eficiência dos painéis solares ao redor do mundo. A conclusão? A tecnologia fotovoltaica precisará ser adaptada às condições locais mais extremas.

Temperatura

Altas temperaturas reduzem a eficiência dos painéis solares, pois afetam o fluxo de elétrons nas células fotovoltaicas. Para cada aumento de 10 °C na temperatura ambiente, a saída dos painéis diminui de 4% a 5%, afirmam os pesquisadores.

Uma solução, segundo eles, seria implementar sistemas de resfriamento passivos (como ventilação natural) e ativos (como resfriamento a água) para mitigar esse efeito, especialmente em regiões como a Índia, a África e o Oriente Médio. Uma opção promissora são os géis que absorvem água à noite e a liberam durante o dia.

Poeira

A poeira e outros poluentes, como aerossóis, bloqueiam a luz solar direta, diminuindo a quantidade de energia que chega às células fotovoltaicas. A poeira pode reduzir a eficiência dos painéis em até 60%, especialmente em áreas desérticas como o Saara, diz o estudo.

A solução não surpreenderá ninguém: limpeza regular dos painéis solares, seja com métodos passivos (como revestimentos autolimpantes) ou ativos (como limpeza mecânica ou robótica), para manter a eficiência das células fotovoltaicas. Uma tecnologia promissora para resolver isso são as ondas eletromagnéticas.

Neve

A neve nem sempre é prejudicial. Ela aumenta o albedo do ambiente, o que pode aumentar a produção solar ao refletir mais luz de volta para os painéis. Além disso, quando derrete, deixa o vidro que cobre os módulos limpo.

No entanto, se o calor dos painéis solares não for suficiente e a neve cobrir as células por muito tempo (por exemplo, em lugares muito frios), o efeito é o oposto. A solução seria projetar instalações que minimizem o acúmulo de neve nos painéis e aproveitem ao máximo o aumento do albedo.

Painéis solares adaptados

Cada região tem condições únicas que afetam o desempenho solar. Às vezes, elas não estão diretamente relacionadas ao clima: por exemplo, os incêndios florestais da Califórnia reduziram a geração de energia fotovoltaica em 30% devido à fumaça. E não podemos esquecer que algumas tempestades de granizo causaram danos significativos a parques solares.

No entanto, à medida que países com condições extremas — como as altas temperaturas do Oriente Médio — cumprem seus compromissos de emissões, tecnologias e estratégias precisarão ser desenvolvidas para maximizar o desempenho e a viabilidade econômica de projetos solares. Ferramentas como renewables.ninja permitem explorar esses efeitos globalmente e planejar a instalação de painéis solares com dados precisos.

Imagem | PxHere (CC0)

Inicio