Há tantas empresas na China desenvolvendo foguetes que é difícil acompanhar. Mas uma delas acabou de conquistar milhares de fãs em todo o mundo: embora não tenha conseguido completar com sucesso a aterrissagem de seu foguete orbital, a Deep Blue Aerospace está viralizando por causa do vídeo que publicou do teste.
A empresa chinesa tentou no dia 22/9 uma decolagem e aterrissagem vertical (VTVL) de seu foguete Nebula-1. Nesse tipo de voo, o foguete sobe e, na hora de descer, permanece na posição vertical, com o nariz para cima, manobrando para pousar em um ponto pré-estabelecido. Como a estrutura, em teoria, não é danificada, a aeronave pode ser reutilizada.
Após um voo bem-sucedido a vários quilômetros de altitude, o foguete falhou no último momento antes de pousar no solo, o que provocou uma explosão. A cena toda foi registrada com imagens de drone.
Em detalhe
Uma primeira versão do foguete Nebula-1, projetado para ser capaz de lançar massas de uma tonelada em órbita baixa terrestre, decolou do porto espacial de Ejin — no deserto da Mongólia Interior — às 5:40 UTC do dia 22 de setembro.
O foguete subiu até a altitude programada e desligou dois de seus três motores para retornar à plataforma de pouso na Terra. As pernas de pouso foram abertas com sucesso e a aeronave ficou suspensa no local previsto, mas uma anomalia durante a fase de desligamento do motor fez com que o foguete ficasse a uma altura maior do que o esperado, resultando em uma explosão no momento do impacto.
O vídeo
O teste VTVL de 179 segundos foi gravado em plano-sequência com um drone FPV, que é um pequeno quadricóptero controlado parcialmente com os movimentos da cabeça por meio de um capacete de realidade virtual.
O piloto do drone se mostrou hábil com o equipamento e o vídeo traz uma edição épica que mistura câmera rápida com câmera lenta. Tudo isso, somado ao fato de que a empresa que não temeu que a gravação interferisse no teste, resultou em um dos melhores vídeos na história dos lançamentos espaciais.
O vídeo é tão épico que não nos surpreenderia ver outras empresas aeroespaciais, dentro e fora da China, adicionando a suas vagas de emprego o cargo de piloto de drone FPV.
Deep Blue Aerospace
Também conhecida como Shenlan Space, a Deep Blue se tornou uma das empresas mais promissoras no cenário de foguetes reutilizáveis que está crescendo na China. Sua sede está em Wuxi, província de Jiangsu, mas seu centro de pesquisa e desenvolvimento de foguetes e motores de combustível líquido fica em Pequim.
O Nebula-1 será o precursor de um foguete maior e semelhante ao Falcon 9 da SpaceX: o Nebula-2, com capacidade para lançar 20 toneladas em órbita baixa terrestre. Ambos utilizarão motores de kerolox, querosene e oxigênio líquido.
Este texto foi traduzido e adaptado do site Xataka Espanha
Imagem | Deep Blue Aerospace
Ver 0 Comentários