A China está se deixando contagiar pela febre da IA. O gatilho foi o lançamento dos modelos de IA da DeepSeek, que conseguiram gerar uma expectativa massiva. Tanto que as empresas tecnológicas chinesas estão conseguindo atrair investimentos colossais no mercado de ações.
Como explicam na Bloomberg, os mercados de ações nacionais e estrangeiros da China somaram mais de 1,3 trilhões de dólares em valor apenas em fevereiro. Uma notícia fantástica para a China, mas péssima para a Índia: lá, o mercado encolheu em mais de 720 bilhões de dólares. Está ocorrendo um êxodo de investimentos da Índia para a China.
A empresa de robótica UBTech Robotics Corp, a fabricante de semicondutores Black Sesame International Holding e a empresa de pesquisa farmacológica XtalPi Holdings Ltd levantaram 546 milhões de dólares em investimentos para pesquisa e desenvolvimento. De repente, o dinheiro está fluindo para que as empresas de tecnologia chinesas expandam seus negócios e desenvolvam seus projetos de forma ambiciosa.
Se a DeepSeek pode, outros também podem
O clima de investimento na China se tornou muito mais favorável após o sucesso avassalador da DeepSeek, que deixou claro para o mundo que os modelos de IA desenvolvidos na China são competitivos com os dos Estados Unidos, que pareciam claramente à frente.

As restrições e o controle absoluto exercido pelo governo chinês sobre suas empresas de tecnologia foram a norma nos últimos anos, e isso também afetava o comportamento dessas empresas na bolsa de Hong Kong. No entanto, uma reunião recente de Xi Jinping com vários líderes de empresas tecnológicas na China mostrou que há uma abertura incomum em relação a essas empresas privadas, que agora terão mais margem de manobra para impulsionar a economia e o potencial do gigante asiático.
O otimismo desenfreado
Como revelam os dados da Bloomberg, as empresas de tecnologia chinesas estão aproveitando essa "galinha dos ovos de ouro" que a DeepSeek se tornou. O otimismo gerado por seu sucesso parece ter se espalhado por todo o ecossistema de tecnologia chinês, e as ações das empresas desse setor cresceram mais de 25% em apenas um mês.
A situação é, sem dúvida, singular na China, mas será preciso aguardar os acontecimentos nos próximos meses, pois as novas tarifas propostas por Donald Trump podem ter um impacto direto no mercado tecnológico chinês.
Imagem | Yorgos Ntrahas | Alejandro Luengo
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários