Tendências do dia

Espectadores e críticos dizem que é o melhor filme de ficção científica dos últimos tempos, mas quase não foi visto nos cinemas

Uma utopia que reflete sobre o comportamento da humanidade em tempos de crise

Concrete Utopia
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Sem dúvida, foi um grande ano para a ficção científica no cinema: filmes como 'Duna: Parte Dois', 'Alien: Romulus' ou 'Mad Max: Furiosa' fizeram as telas vibrarem com distopias motorizadas, óperas espaciais messiânicas ou puro terror em atmosfera zero. No entanto, uma das propostas que mais fama e prestígio conquistaram este ano foi discretamente lançada nos cinemas e rapidamente passou para o streaming: é o coreano ‘Concrete Utopia', que no Brasil foi lançado diretamente no Prime Video.

Dirigido por Um Tae-hwa ('Socialphobia', 'Vanishing Time: A Boy Who Returned') e lançado em seu país natal em 2023, este filme adapta a segunda parte do webtoon de Kim Soong-nyoong "Pleasant Outcast". Nele, Seul é apresentada como uma cidade devastada por um grande terremoto, que reduziu o local a escombros. Apenas um complexo de apartamentos permanece intacto. À medida que o frio extremo começa a se espalhar, os sobreviventes buscam abrigo neste prédio, mas os moradores decidem proteger a comunidade limitando o acesso a pessoas de fora.

Como você pode ver, o filme apresenta um dilema moral muito comum em filmes pós-apocalípticos coreanos, como aqueles que gostaram de clássicos como 'Expresso do Amanhã' bem sabem. Aqui, a solidariedade em tempos de crise é o grande tema de um épico de conjunto cujo núcleo é Lee Byung-hun, um dos atores coreanos mais internacionais, e que vimos recentemente na segunda temporada de 'Squid Game' na Netflix.

As virtudes de 'Concrete Utopia' não passaram despercebidas pela imprensa, que o fez ostentar espetaculares 100% no Rotten Tomatoes, com 61 críticos que elogiaram unanimemente seu cenário e suas imagens desoladoras de tragédia coletiva. Não é exatamente um filme apocalíptico, mas é um que usa todas as ferramentas da melhor ficção científica para nos fazer refletir sobre nossas limitações como espécie.

Inicio