Tendências do dia

Este fã de anime mudou de cidade só para ajudar um templo que apareceu em sua série favorita

  • Inspirado por sua personagem favorita, Ryuta Oguri foi viver próximo a um templo milenar

  • O anime em questão: Sound! Euphonium

Ryuta Oguri servindo saquê no templo
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Mudar de cidade e ser fã de uma obra. Para muita gente, essas duas coisas podem aparecer na vida de forma conectada, mas não foi o caso deste japonês extremamente dedicado ao que assistiu em um de seus animes favoritos. Depois de assistir a episódios da série Sound! Euphonium, Ryuta Oguri decidiu se mudar da sua cidade natal para uma região apresentada na série animada.

Aos 28 anos, Ryuta Oguri partiu de Mizunami, cidade onde nasceu e viveu toda sua vida. A decisão, no entanto, não foi baseada no sonho de sair de casa, em emergências que o forçaram para fora dali ou por necessidades financeiras, por exemplo. Ryuta foi inspirado pelo anime Sound! Euphonium.

A série teve sua primeira temporada lançada em 2015 e conta a história de um grupo de estudantes que faz parte do clube de metais (os instrumentos de sopro) de uma escola. Apesar das personagens e da instituição saírem diretamente da ficção, o ambiente onde a história se passa é real: Uji.

Sound! Euphonium Sound! Euphonium

Visitando Uji

Ao longo da série, alguns locais reais da paisagem de Uji aparecem em Sound! Euphonium, o que encantou Ryuta. O fã da animação sentiu-se tocado especialmente pelos arredores do templo Byodoin, apesar de nunca ter se sentido muito atraído por outros espaços semelhantes.

Foi quando a terceira temporada da série estreou, em abril de 2024, que os planos de Ryuta ganharam força na realidade. Inspirado pela sua personagem favorita, Sari Yoshii, Ryuta visitou o templo de Kohatajinja, em Uji. O local foi escolhido por ter servido como referência para a casa da personagem no anime. A residência de Sari foi diretamente inspirada pelo templo que Ryuta escolheu visitar.

A visita se repetiu algumas vezes até que ele passou a trabalhar a ideia de se mudar para a região. “Eu me sinto em paz quando estou aqui. Eu poderia pensar em me mudar para cá e ajudar no templo”, contou em conversa com a publicação Asahi.

A ideia de Ryuta foi apresentada ao cefe do templo, Kenji Kimura, que aprovou a mudança. Além dos desafios cotidiados de manutenção do templo, a região sofre com a queda de população local e com a dedicação de voluntários que queiram atuar como representantes do templo em suas comunidades.

Mudança de cidade

Dessa maneira, a iniciativa de Ryuta foi vista como um sinal de motivação para uma geração mais jovem, que ainda tem muito a contribuir com a longevidade do templo. Kohatajinja foi construído em 645, durante o período Asuka.

Desde então, Ryuta mutou-se para Uji. Com a aprovação de Kimura, ele não tardou a ser um dos representante locais do templo e foi um dos voluntários num festival de outuno realizado em novembro. Na virada do ano, trabalhou durante a madrugada para receber visitantes à meia-noite do dia 1 de janeiro e, se tudo continuar assim, deve fazê-lo por mais alguns anos.

“Eu quero ajudar Uji e Kohatajinja daqui para frente”, garante o fã de anime.

Imagem de destaque | Ryuta Oguri, via Asahi

Inicio