O Google Maps ganha uma nova configuração pela qual a navegação será mais confiável quando passarmos por túneis, desde que uma série de requisitos sejam atendidos.
Esta nova configuração é o suporte para beacons (equipamentos de geolocalização para locais fechados) de posicionamento Bluetooth em túneis. Se eles estiverem instalados no túnel e você os tiver ativos em seu celular, o Google Maps pode usá-los para saber onde ele está precisamente, mesmo sem acesso a nenhum satélit.
Beacons Bluetooth para saber onde você está
Aplicativos de navegação como o Google Maps fazem o que podem quando você entra em um túnel e perde a conexão GPS. Geralmente, eles se limitam a prever para onde você está indo com base na velocidade média em que você está dirigindo no túnel. O sistema funciona relativamente bem em casos específicos, mas quando estamos falando de túneis longos com muitas saídas e ramificações, ele pode ser melhorado.
Agora o Google Maps nos dá uma alternativa: aproveitar os beacons de túnel Bluetooth. Ao conectar-se a esses dispositivos, o celular pode calcular sua localização no túnel, mesmo não estando conectado a nenhum satélite.
A ideia é boa, mas o suporte para beacons Bluetooth está desabilitado como padrão, então você precisará ir nas configurações do Google Maps para ativá-lo.

As configurações estão localizadas nas Configurações de navegação e são chamadas de Beacons de túnel Bluetooth. Quando o ativamos, precisaremos conceder permissão ao Google Maps para pesquisar e determinar a posição relativa de dispositivos próximos.
Essa tecnologia já estava no Waze há alguns anos e agora o Google Maps também tirará proveito dela, embora ainda exija que esses beacons sejam instalados nos túneis pelos quais passamos.
Ver 0 Comentários