Os túneis não são um problema para o Google Maps se você ativar esta opção em suas configurações

Google Maps adiciona suporte para beacons de posicionamento Bluetooth em túneis, embora não esteja ativo como padrão

Imagem de 1860100 do Pixabay, modificada
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

O Google Maps ganha uma nova configuração pela qual a navegação será mais confiável quando passarmos por túneis, desde que uma série de requisitos sejam atendidos.

Esta nova configuração é o suporte para beacons (equipamentos de geolocalização para locais fechados) de posicionamento Bluetooth em túneis. Se eles estiverem instalados no túnel e você os tiver ativos em seu celular, o Google Maps pode usá-los para saber onde ele está precisamente, mesmo sem acesso a nenhum satélit.

Beacons Bluetooth para saber onde você está

Aplicativos de navegação como o Google Maps fazem o que podem quando você entra em um túnel e perde a conexão GPS. Geralmente, eles se limitam a prever para onde você está indo com base na velocidade média em que você está dirigindo no túnel. O sistema funciona relativamente bem em casos específicos, mas quando estamos falando de túneis longos com muitas saídas e ramificações, ele pode ser melhorado.

Agora o Google Maps nos dá uma alternativa: aproveitar os beacons de túnel Bluetooth. Ao conectar-se a esses dispositivos, o celular pode calcular sua localização no túnel, mesmo não estando conectado a nenhum satélite.

A ideia é boa, mas o suporte para beacons Bluetooth está desabilitado como padrão, então você precisará ir nas configurações do Google Maps para ativá-lo.

Original

As configurações estão localizadas nas Configurações de navegação e são chamadas de Beacons de túnel Bluetooth. Quando o ativamos, precisaremos conceder permissão ao Google Maps para pesquisar e determinar a posição relativa de dispositivos próximos.

Essa tecnologia já estava no Waze há alguns anos e agora o Google Maps também tirará proveito dela, embora ainda exija que esses beacons sejam instalados nos túneis pelos quais passamos.

Imagem da capa | Imagem de 1860100 do Pixabay, modificada

Inicio