Se os Emirados Árabes querem ser a nova capital dos arranha-céus, a Arábia Saudita busca ir além: tornar-se a capital dos megaprojetos, de forma geral. The Line, apesar de já ter passado por ajustes, pode ser seu projeto mais ambicioso, mas a Arábia Saudita também tem em sua agenda o imponente aeroporto de Riad, um arranha-céu com mais de 1.000 metros e outro com 2.000 metros de altura, entre muitas outras construções.
Um dos projetos já está em andamento e é algo difícil de imaginar: um cubo de 400 x 400 metros que poderia abrigar 20 edifícios como o Empire State.
Mukaab é o nome do edifício em questão e, embora as imagens renderizadas mostrem uma construção impressionante, é desafiador visualizar as dimensões reais desse arranha-céu cúbico quando estiver concluído.
O Mukaab terá 400 metros de altura, 400 metros de largura e 400 metros de comprimento. A ideia por trás dessa forma peculiar é aproveitar cada centímetro de seu interior.
O conceito é que ele funcione como uma espécie de cidade em si, com 400.000 metros quadrados dedicados a comércio, residências e entretenimento, jardins internos e, no centro do complexo, uma torre em forma de espiral. Em resumo, será uma cidade dentro de um cubo, equipada com seu próprio sistema de transporte interno e tudo o que é necessário para ser autossustentável.
Já estão trabalhando nisso
Há mais de um ano soubemos dos planos para construir o Mukaab (2023 foi um ano movimentado para anúncios de megaconstruções), mas a novidade é que o Public Investment Fund, a empresa responsável pela construção do cubo, divulgou atualizações sobre o complexo.
Em um comunicado, o PIF afirmou que já foram realizadas mais de três milhões de horas de trabalho e que 86% do processo de escavação está concluído. Segundo eles, o ritmo é excelente, e, até o momento, dez milhões de metros cúbicos de terra foram removidos.
Nos últimos meses, 250 escavadeiras e mais de 400 equipamentos têm trabalhado diariamente no local, que já pode ser visualizado no Google Maps e nas imagens compartilhadas pelos responsáveis.
Ambição sem limites
Mas o Mukaab é apenas uma parte de algo muito maior. Ele será a pedra angular do New Murabba, um projeto que pretende transformar a região em um complexo de 19 quilômetros quadrados, com mais de 100.000 residências, 980.000 metros quadrados de lojas, 1,4 milhão de metros quadrados de escritórios, hotéis, uma universidade e 1,8 milhão de metros quadrados destinados a espaços culturais e de lazer.
E tudo isso está previsto para ser concluído até 2030, alinhado com a estratégia Visão 2030 da Arábia Saudita, que também inclui The Line e outros projetos de Neom. Por enquanto, já anunciaram a construção de uma ponte para o transporte de mercadorias, o que permitirá iniciar a construção dos alicerces do Mukaab nos próximos meses.
Diversificando
Mukaab e o New Murabba, de forma geral, são mais do que um capricho. Pelo menos é o que afirmam, já que um dos objetivos é criar 334.000 empregos diretos para diversificar as fontes de receita da economia saudita, altamente dependente do petróleo. Agora, resta apenas acompanhar os avanços dessa nova cidade e, principalmente, de The Line.
Imagens | New Murabba
Ver 0 Comentários