Uma anfitriã de um apartamento do Airbnb postou recentemente vídeo em sua conta do TikTok, alegando que alguns inquilinos que passaram três semanas no local usaram tanta eletricidade que a conta que acabou chegando foi enorme. O motivo, ela diz no vídeo, foi a mineração de criptomoedas.
1.500 dólares de eletricidade
Após a estadia, os hóspedes que alugaram o apartamento deixaram uma avaliação perfeita de cinco estrelas para a experiência. Mas o que eles também deixaram foi uma conta de luz no valor de 1.500 dólares. Como eles gastaram tanta energia?
@built.with.class Weird airbnb rules #airbnb #airbnbsuperhost #airbnbhost #crypto #electricvehicle #airbnbtips
♬ original sound - Ashley| TT Finds & Home Design
Mineração de criptomoedas
A anfitriã, chamada Ashley, afirma no vídeo que, após consultar as câmeras de segurança externas da vizinhança, viu como os inquilinos moveram pelo menos 10 computadores quando saíram de lá, o que, segundo ela, é uma prova clara de que eles estavam minerando criptomoedas.
Aproveitando, carregue o Tesla
Segundo ela, eles também aproveitaram para instalar um ponto de carregamento Tesla conectado à fonte de alimentação de seu apartamento e assim poder carregar seu veículo elétrico.
Os inquilinos confessam, diz a anfitriã
Ashley registrou uma reclamação na plataforma e exigiu que os inquilinos pagassem aquela conta de luz. Após fornecer a documentação, ela garante nos comentários do vídeo do TikTok que conseguiu falar com seus inquilinos, que teriam confessado que de fato haviam minerado criptomoedas, o que lhes permitiu ganhar US$ 100 mil durante a estadia.
Difícil de acreditar
Pode ser que os inquilinos tenham de fato aproveitado a eletricidade da casa para minerar criptomoedas, mas o difícil é acreditar que eles conseguiram ganhar essa quantia em apenas três semanas e com esse consumo de eletricidade. No Reddit, vários usuários explicam que uma plataforma de mineração com 10 placas de vídeo GeForce RTX 4090 alcançaria uma renda de cerca de US$ 100 por dia, de acordo com whattomine.com. Em um mês, eles poderiam, portanto, obter cerca de 2,1 mil dólares, não 100 mil.
Nem mesmo com ASICs
Não é possível minerar bitcoin com gráficos convencionais, mas é possível minerar algumas criptomoedas. Se tivessem minerado bitcoin, precisariam de máquinas especiais, ASICs como o Bitmain S21 que alcança uma renda de cerca de 8,7 dólares por dia. Os números não batem com o consumo de eletricidade: seria preciso gastar muito mais para alcançar uma renda como a que a anfitriã garante que eles conseguiram.
Nova regra: sem mineração
Seja como for, a situação fez com que Ashley introduzisse duas novas regras se alguém quisesse alugar seu apartamento. A primeira é não carregar veículos elétricos. A segunda é não minerar criptomoedas.
Mineração busca eletricidade gratuita (ou muito barata)
Como mencionado, o consumo de energia necessário para mineração de criptomoedas é muito alto, apesar de que há anos esse tipo de atividade é realizada em grandes fazendas de mineração bem preparadas, tanto em máquinas, quanto em refrigeração. A busca por cidades e países com eletricidade barata fez com que essas atividades migrassem. Algumas cidades e países se tornaram "paraísos" para os mineradores por um tempo, mas aos poucos todos foram impondo limites ou, diretamente, proibindo a mineração de criptomoedas.
Ver 0 Comentários