E se eu conectar um pendrive a um carregador de celular? (Fiz isso para você não precisar fazer)

Se alguma vez você se perguntou o que aconteceria, eis a resposta

O que acontece quando você conecta um pendrive a um carregador de celular vai te surpreender I Imagens: Eva Rodríguez de Luis
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

A vida nos leva a experimentar, seja pelo acaso ou por simples curiosidade. Foi assim que, por exemplo, descobri que os pinos do meu antigo cabo lightning estavam ficando pretos porque eu não estava seguindo a ordem correta de conexão. Mas o lightning já é coisa do passado, substituído pelo USB-C. Ainda assim, o clássico USB-A permanece mainstream e a prova disso é que ainda o vemos em vários dispositivos, especialmente dos últimos anos.

Ou seja, o USB-A ainda é a conexão USB por excelência. E a mais presente nos carregadores de celular dos últimos anos. Portanto, é provável que, em algum momento, você tenha olhado para ambas as conexões e se perguntado o que aconteceria se você conectasse uma memória USB à entrada do carregador de celular e, em seguida, este à tomada elétrica. Provavelmente, você descartou a ideia com medo de uma possível falha elétrica, um curto-circuito, uma explosão ou então da quebra de um dos dispositivos.

Conectei um pendrive a um carregador de celular: isto é o que aconteceu

Na prática, essa conexão não faz muito sentido, visto que a missão do carregador USB é transferir energia para carregar a bateria dos dispositivos, enquanto a porta USB do pen-drive serve para a transferência de dados. Nós não podemos acessar as informações com o carregador e, embora a memória receba energia, não servirá para muito se não conseguirmos acessar os dados.

Deixando esse ponto de lado, é preciso desmentir ou confirmar se essa gambiarra vai causar dano a algum dos dispositivos ou mesmo um erro no sistema elétrico da residência. Essas falhas na rede interna geralmente ocorrem por questões como ultrapassar a potência elétrica contratada, más condições externas, falhas gerais ou, como seria nesse caso, um erro em um dispositivo conectado.

Pen-drive

Antes de começar, testamos o funcionamento de ambos os dispositivos: o carregador de um velho celular Samsung que agora uso para o Apple Watch e um pen-drive TDK que tinha em casa, ao qual adicionei alguns PDFs e um vídeo em MP4. Em seguida, conectei ambos entre si e, por sua vez, a uma tomada do corredor que funciona bem.

Pen-drive

Não acontece nada. Deixo por um tempinho e, depois, retiro para verificar se continuam funcionando. Conecto novamente a memória USB ao computador para verificar se este ainda a reconhece e vejo que ela pode ser aberta sem problemas para acessar o conteúdo. Conecto novamente meu smartwatch para carregar e vejo que tudo funciona como antes. Já o sistema elétrico da casa continua funcionando sem problemas. Você também pode conferir no vídeo.

A explicação

Ao conectar uma unidade flash USB a um carregador de celular (ou a qualquer outro dispositivo que possa fornecer energia através dessa entrada), estabelece-se a conexão ao fio de aterramento e aos 5V que o gadget precisa para funcionar. Nesse momento, a unidade liga e fica em modo de espera de transferência de dados (que só pode ser fornecida por um dispositivo mestre, como um computador). A maioria dos carregadores USB possui esses pinos de dados não operativos, então nada acontecerá: ao não detectar sinais do host, o pen-drive simplesmente ficará aguardando.

Imagens | Eva Rodríguez de Luis

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio