Tendências do dia

Especialista de cibersegurança explica porque não é recomendado se conectar a wi-fi público

  • Conectar-se a uma rede WiFi pública pode abrir portas para diversas ameaças à segurança

  • Se tivermos que nos conectar a uma rede WiFi pública, é essencial fazê-lo usando uma VPN

Conectar Em Wi Fis Publicas Pode Expor Seus Dados
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Hoje em dia é comum encontrar redes WiFi públicas praticamente em todos os lugares que vamos: hotéis, aeroportos, aviões, cafés, lojas, shopping centers... A popularidade das redes WiFi públicas faz com que muitos optem por usá-las, seja por problemas de cobertura ou para economizar dados móveis na tarifa.

O problema é que se conectar a uma rede WiFi pública não é tão inofensivo quanto parece e abre a porta para certos riscos que muitos desconhecem. Em artigo publicado pelo site mexicano Animal Político, um especialista em segurança cibernética falou sobre os principais riscos aos quais estamos expostos toda vez que nos conectamos a uma rede WiFi pública.

Evite redes WiFi públicas sempre que possível

O especialista de quem estamos falando é Hugo Werner, vice-presidente regional para América Latina da Akamai, empresa focada no desenvolvimento de software em nuvem e soluções de segurança cibernética. Segundo Werner, existem vários riscos que devem ser levados em consideração antes de se conectar a uma rede sem fio pública, não importa onde a rede esteja localizada.

O primeiro está relacionado ao roubo de informações. Quando nos conectamos a uma rede sem fio pública, não temos como saber quem mais está conectado e com qual objetivo: qualquer pessoa com o conhecimento necessário pode interceptar o tráfego da rede e roubar nossas informações pessoais.

De fato, há casos em que redes WiFi públicas são criadas com o único propósito de roubar informações de usuários que se conectam a essa rede.

Werner também menciona o roubo de senhas. Para conseguir isso, os golpistas criam um site fraudulento (geralmente imitando a aparência do site de uma empresa conhecida) e conseguem capturar as credenciais que inserimos e até mesmo nossos dados bancários.

Outro risco ao qual estamos expostos toda vez que usamos uma rede WiFi gratuita é o malware: no caso de uma rede comprometida, os invasores conseguiram configurá-la para distribuir malware aos dispositivos dos usuários conectados à rede.

Como regra geral, é melhor evitar o uso de redes WiFi públicas o máximo possível e nos limitar à nossa tarifa de dados. Caso não haja outra escolha, é essencial nos protegermos usando uma VPN de qualidade e garantir que seja uma rede sem fio que não tenha sido comprometida. Em outras palavras, poderíamos nos conectar à rede de uma cafeteria, mas nunca a uma rede cuja origem não conhecemos.

Caso não tenhamos escolha a não ser nos conectar a uma dessas redes, Werner enfatiza a importância de não usá-la para acessar o aplicativo ou site do nosso banco ou qualquer outro serviço que queira que digitemos nosso nome de usuário e senha. Além disso, devemos nos certificar de sempre manter nossos dispositivos atualizados, pois as atualizações geralmente corrigem vulnerabilidades.

Imagen de portada | Image Creator de Microsoft Designer

Inicio