Recentemente, o desenvolvimento do kernel Linux tem se envolvido em debates que vão além do cenário técnico. Linus Torvalds, criador e chefe do projeto, anunciou algo único.
Conforme observado no Phoronix, Greg Kroah-Hartman, braço direito de Torvalds, anunciou brevemente que eles haviam decidido remover vários responsáveis pelo núcleo (os chamados "mantenedores").
Logo ficou claro o que esses desenvolvedores tinham em comum. Todos eles eram russos ou tinham alguma afiliação com a Rússia, e a maioria fazia uso de um endereço de e-mail com o final .ru.
A mudança atraiu críticas da comunidade Linux, mas Torvalds rapidamente enviou uma mensagem para a lista de discussão do kernel Linux para deixar claro que essas reclamações provavelmente vieram de "trolls russos".
"Está totalmente claro por que a mudança foi feita, e não há como voltar atrás", explicou Torvalds. Ele também enfatizou que as sanções à Rússia pela Guerra da Ucrânia foram o motivo para tomar essa decisão, algo que inicialmente não estava totalmente claro.
A decisão foi respondida pelo Ministério do Desenvolvimento Digital da Rússia, cujos funcionários anunciaram planos para criar sua própria comunidade Linux.
Os detalhes sobre esse projeto são praticamente nulos, mas a iniciativa parece seguir os passos que o país tomou com a arquitetura RISC-V. No último caso, um caminho é aberto para o desenvolvimento de seus próprios chips, livre de possíveis guerras comerciais, e o mesmo acontece no caso do software se a Rússia finalmente seguir seu próprio caminho com sua própria linha de desenvolvimento do kernel Linux.
Em ambos os casos, uma coisa é dizer e outra bem diferente é fazer. Embora a comunidade russa de desenvolvedores possa ser grande e de qualidade, criar e manter um fork do kernel Linux é uma tarefa assustadora.
O enorme tamanho deste projeto significa que o maior peso do desenvolvimento recai não apenas sobre desenvolvedores independentes, mas sobre os que trabalham em grandes empresas de tecnologia como Huawei, Intel, Red Hat, Google ou AMD.
Imagem | TED Conference
Ver 0 Comentários