A revista Fortune vem criando sua lista das 100 melhores empresas para trabalhar no mundo há 27 anos. Para aparecer em boas posições nesta lista, a consultoria especializada avalia certificação de condições de trabalho no ranking Great Place to Work.
A consultoria analisa aspectos como o bem-estar que as empresas oferecem aos seus funcionários, salários, retenção de seus talentos, produtividade, ambiente de confiança ou diversidade em suas forças de trabalho. O mais marcante desta lista das dez melhores empresas do mundo para trabalhar em 2024 é a ausência de grandes empresas de tecnologia.
Hotéis, fintechs e consultorias no top 10
A edição de 2024 da lista elaborada pela Fortune é composta majoritariamente por grandes consultorias, como a Accenture em sétimo lugar; diversas empresas do setor de Fintech e sistemas de pagamento, como a American Express na quarta posição, ou a Synchrony Financial em quinto.
O setor hoteleiro é representado pelo primeiro lugar obtido pela gigante hoteleira Hilton Worldwide Holdings como a melhor empresa para trabalhar no mundo, enquanto a controladora da holding Marriott International fecha a lista ocupando o décimo lugar.
Apenas Cisco System e NVIDIA no top 5
Diferentemente das listas de empresas com maior capitalização de mercado, as empresas de tecnologia não se destacam especialmente pela excelência no tratamento de seus funcionários. Prova disso são os números de demissões em empresas de tecnologia no último ano.
Por isso, é uma grata surpresa encontrar duas grandes empresas de tecnologia no topo da lista dos melhores lugares para trabalhar. A Cisco System está em segundo lugar na lista, enquanto a NVIDIA aparece no terceiro lugar no ranking. É preciso descer até o nono lugar para encontrar a terceira empresa de tecnologia, a Cadence Design Systems, de design de software e IA.
Cisco System: você vai adorar, mas não fique confortável
Um dos argumentos que a Fortune cita para considerar a Cisco a segunda melhor empresa para trabalhar é seu comprometimento com ESG (fatores ambientais, sociais e de governança corporativa), bem como seu comprometimento com o trabalho híbrido.
No entanto, essa avaliação não parece ter sido influenciada pelo fato de que em fevereiro de 2024 ela anunciou a demissão de 4 mil funcionários e, há poucos dias, divulgou uma nova rodada de demissões que afetaria cerca de 5 mil outros, segundo o Techcrunch. Segundo dados da Bestbrokers, a Cisco System demitiu 8 mil trabalhadores em 2023, ficando como a sétima empresa com mais demissões naquele ano.
NVIDIA e seus funcionários milionários
A empresa liderada por Jensen Huang aparece como a terceira melhor empresa para se trabalhar. Não é de se espantar. Quem não gostaria de trabalhar em uma empresa que pode transformar seus funcionários em milionários? A empresa tem um Plano de Compra de Ações para Funcionários (ESPP) que, conforme as últimas reavaliações da empresa, tornou muitos deles milionários.
No entanto, até que os funcionários estejam na empresa tempo suficiente para ter a opção de comprar um dos pacotes de opções, eles devem se submeter a condições de trabalho muito exigentes que envolvem trabalhar até as primeiras horas da manhã, sete dias por semana.
Talentos
As empresas de tecnologia têm um problema com retenção de talentos. Não sabemos porque empresas que anos atrás ocupavam as primeiras posições dessa mesma lista, como a Alphabet, que até 2017 liderava essa lista, não estão mais no ranking.
Se, como indica o site Great Place to Work, a retenção de talentos é um valor a ser considerado em sua avaliação, é compreensível que não haja vestígios de grandes empresas de tecnologia como Apple, Microsoft, Meta ou Tesla nessa lista. Suas taxas de retenção de talentos estão entre as mais baixas. Em média, seus funcionários permanecem na empresa entre 1,7 e 2 anos.
Ver 0 Comentários