Tendências do dia

Nem mudar o roteador, nem a posição; a solução de problemas de wifi pode ser mais simples: trocar os cabos

  • O cabo Ethernet que conecta o roteador da operadora aos nossos dispositivos (e outros roteadores e amplificadores) é muito importante

  • Esses cabos podem sofrer problemas e parar de funcionar

  • Eles também podem ser o “gargalo” caso você perceba que não está recebendo a velocidade contratada.

O Cabo Ethernet Pode Ser Um Gargalo Para A Usa Internet Se Nao
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Quando comecei a ter problemas com o sinal WiFi em casa, tentei vários métodos com sucesso, como usar um celular antigo como repetidor, cheguei a usar um PLC (computador que executa funções específicas através de um programa) por alguns meses. Cada um com seus pontos fortes e fracos, decidi dar um salto considerável, que também envolveu um certo desembolso econômico: optar por um equipamento WiFi Mesh.

Esses dispositivos (no meu caso tenho dois "satélites" e uma central) resolveram em um instante os cortes de streaming, downloads lentos e os constantes avisos de "não conectado" que apareciam em meus dispositivos. No entanto, com o passar do tempo, meus piores medos retornaram, começando com uma velocidade péssima. E a solução foi a mais inesperada: trocar um cabo.

Quando um cabo influencia uma conexão sem fio

Parece brincadeira, mas não é. Um cabo foi o culpado pelos meus últimos problemas com o maldito WiFi, mesmo que pareça que um não tem nada a ver com o outro. Depois de pensar que as falhas na conexão dos meus dispositivos com o roteador tinham desaparecido, elas voltaram de uma forma um tanto estranha: a velocidade começou a cair sensivelmente.

Depois de alguns dias sem dar muita atenção, pioraram a ponto de aparecerem telas de carregamento infinitas ao reproduzir um vídeo no YouTube. Entrei em contato com minha operadora e, depois de algumas reinicializações, voltou a funcionar decentemente.

Mas as soluções eram mais como ilusões, porque, novamente, sofri com uma velocidade tão baixa que até o Google demorou para me mostrar seus resultados de busca. Depois de outra ligação para o serviço técnico, me ofereceram uma resposta diferente: tentar uma mudança. Substituir o cabo Ethernet que conecta o roteador da minha operadora com a central WiFi Mesh.

Ethernet 6

Agora, os problemas acabaram. E o motivo foi um cabo que certamente teve que ser aposentado. No entanto, a melhor coisa sobre a mudança não foi trazer de volta uma conexão WiFi estável e rápida, mas notei uma falha que tive quando adquiri este sistema.

A importância de usar a Ethernet correta

O que era? Usei um cabo Ethernet que tinha em uma gaveta esquecida, e o problema não foi apenas o possível desgaste. Além dos problemas óbvios, essa não era a única falha: eu tinha ouvido algo sobre as categorias de um cabo Ethernet, e agora sei que estava usando um cabo antigo, especificamente Cat5e, de muitos anos atrás. Embora suporte a velocidade da minha conexão, não é o ideal.

Por isso, fui comprar um cabo de rede, e não hesitei: escolhi um cabo de categoria 6 e até recomendaria comprar um superior. Ainda mais quando ele conecta dois dispositivos de importância crucial, como aconteceu comigo. O roteador da operadora recebe a conexão de fibra óptica diretamente, e um sistema complementar como um Mesh WiFi pode ter um "gargalo" significativo se usarmos o cabo menos adequado.

É por isso que aconselho desde já a olhar para este ponto na hora de instalar roteadores como alternativa ao que o técnico colocou. Também quando percebo que algo não está funcionando como deveria, tento esta troca de Ethernet. Agora, se você está se perguntando que tipo precisa, aqui vai uma tabela com as velocidades suportadas por cada categoria:


Velocidade da Internet (mbps)

Velocidade de download (MB/s)

Ethernet Cat 5

100 Mbps

15,5 MB/s

Ethernet Cat 5a

1.000 Mbps

150,5 MB/s

Ethernet Cat 6

1.000 Mbps

150,5 MB/s

Ethernet Cat 6a

10.000 Mbps

1.250 MB/s

Ethernet Cat 7

10.000 Mbps

1.250 MB/s

Ethernet Cat 7a

10.000 Mbps

1.250 MB/s

Ethernet Cat 8

40.000 Mbps

5.000 Mb/s

Isso deixará mais fácil decidir qual é o cabo ideal para você. Você tem uma conexão de 1 Gbps? Ethernet de categoria 5e ou 6 será suficiente. Você quer ter certeza de que o cabo  continuará sendo útil no futuro? Podemos optar por soluções mais modernas, como Cat 6A ou 7, que serão suficientes para lidar com as velocidades vertiginosas de até 10 'gigabytes' que algumas operadoras oferecem.

Resumindo: aprendi muito com os problemas do WiFi e, embora os tenha resolvido com uma simples mudança, também levo comigo outros conhecimentos que nunca esquecerei. O que é difícil de pensar é que um simples cabo Ethernet causaria esses problemas... E nunca saberei como aconteceu, mal toquei nele algumas vezes.

Imagem da capa | Amparo Babiloni para Xataka Android

Inicio