Tendências do dia

Dezenas de carros Tesla aparecem no meio de um campo. E agora estamos tentando entender por que

  • Tesla tem dezenas de Model 3 com sinais de abandono no meio do nada

  • A má qualidade dos carros acabados parece ser a principal razão para isso.

Dezenas De Teslas
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

2024 não começou bem para a Tesla. Como noticiamos no Xataka, o primeiro trimestre deste ano foi o primeiro nos últimos quatro anos em que as vendas de seus carros elétricos caíram.

Com o passar dos meses, os dados não melhoraram. O site Motor1.com noticiou recentemente que, no primeiro semestre de 2024, a empresa de Elon Musk caiu nas vendas na Europa, Estados Unidos e China, além de ter perdido participação de mercado entre os carros elétricos em todos esses mercados.

A Tesla, assim como outras fabricantes que apostam firmemente no carro elétrico, não está passando pelo seu melhor momento em termos de demanda. Embora tenham tentado incentivá-la baixando os preços, a verdade é que alguns clientes ainda estão relutantes em dar o salto para os carros elétricos.

Isso aumentou o interesse pela aceitação que a marca está tendo no mercado, somado à intensa participação de Elon Musk na campanha para Donald Trump, apesar dele ter sido claramente contra o carro elétrico.

Sem dúvidas, é o corte perfeito para que a imagem dos Tesla Model 3s em um aparente estado de abandono no meio de um campo se torne viral. A questão é: por que eles foram parar ali?

Post Teslas Clique na imagem para ir ao post original

Suposto Tesla Model 3 abandonado

As imagens que se tornaram virais foram publicadas por um usuário no Reddit. Como você pode ver na imagem acima, o fórum anexa algumas fotos e explica que os Tesla Model 3 que estão lá parecem estar em um claro estado de abandono.

O usuário que tornou pública a descoberta ressalta que os carros foram fabricados há apenas alguns meses, de acordo com as informações que estão registradas no QR mostrado no para-brisa, que se refere ao código VIN que identifica cada veículo.

No tópico do Reddit, e em algumas informações seguintes, o foco está no fato de que há "centenas" de Tesla Model 3 abandonados na grama. A verdade é que as imagens publicadas colocam em dúvida essas "centenas", mas parece que podemos falar claramente de dezenas de veículos elétricos.

Os rumores, desde então, se multiplicaram. Ainda mais se levarmos em conta que alguns carros elétricos já protagonizaram imagens de abandono em outros países, como a China, onde foram descobertos cemitérios de carros elétricos causados ​​por excesso de produção que não atendeu à demanda esperada.

E é isso que as vozes mais críticas ao carro elétrico têm apontado. Não faltaram informações destacando casos semelhantes no caso da Tesla. Embora seja verdade que a empresa não parece estar dando vazão imediata à sua produção, parece muito improvável que seja o caso aqui.

É preciso ter em mente que o estoque de um fabricante costuma ser mantido com grande desconfiança antes de ser vendido. Eles são armazenados em espaços fechados, protegidos de possíveis interferências externas para também cuidar da condição contra possíveis tempestades e outros agentes agressivos. Um campo aberto, é claro, não parece ser o melhor lugar para armazenar carros esperando para serem entregues a um proprietário.

De fato, no próprio tópico do Reddit, um dos usuários afirma morar muito perto do local onde as imagens foram tiradas (Tampa, Flórida) e confirma que muitos dos veículos apresentam sinais claros de defeitos na pintura, carroceria ou interiores. Além disso, ele ressalta que um serviço técnico da empresa está próximo.

Isso, sem dúvidas, nos leva a pensar que estamos lidando com unidades defeituosas em seu processo de produção ou que foram devolvidas por clientes insatisfeitos no momento da entrega.

Na Autoevolution, eles dão exemplos de veículos que foram fabricados com portas ou aros que não correspondiam às unidades corretas e que, portanto, devem ser descartados. A outra possibilidade é que estejamos lidando com unidades de teste, produzidas para certificar que a cadeia de produção está funcionando corretamente e que, no meio do processo, foram vítimas de algum tipo de erro.

O que fica claro é que as imagens diferem de outras ocasiões em que vimos autênticos cemitérios de carros elétricos ou bicicletas elétricas, onde as unidades podem ser contadas às centenas e nas quais geralmente estão envolvidas algumas empresas que entraram em falência.

Foto | Martin Katler

Inicio