Os primeiros ajustes estão começando a chegar ao Telegram após a prisão de Pavel Durov no mês passado na França. Recentemente, soubemos que o aplicativo de mensagens editou sua página de FAQ com perguntas sobre a moderação de chats e grupos não secretos.
Agora, o CEO da empresa prometeu "transformar a moderação do Telegram de algo criticado para algo elogiado". Os comentários foram acompanhados por uma série de mudanças que visam claramente melhorar a reputação do aplicativo. Estamos falando de uma função removida e outra desativada.
Mudanças na última atualização do Telegram
Até hoje, era possível usar o Telegram para encontrar grupos e pessoas perto de sua localização. Isso permitia que você falasse com contatos desconhecidos sem precisar ter o número de telefone deles. Usar esse recurso era simples, a partir da opção "Pessoas próximas" no menu lateral que permite o acesso à localização.
Ao ativar o recurso para mostrar o perfil, usuários nas proximidades podiam enviar mensagens. Ao longo de todo o processo, o número de telefone permanecia oculto. É isso que acabou de mudar. A atualização mais recente do Telegram removeu completamente esse recurso.
"Removemos o recurso Pessoas próximas, que era usado por menos de 0,1% dos usuários do Telegram, mas que tinha problemas com bots e golpistas", disse Durov em seu canal oficial no aplicativo. O recurso parou de funcionar diretamente no servidor, então não está disponível nem mesmo em versões desatualizadas do aplicativo.
Um recurso chamado "Empresas Próximas" deve ser implementado mais tarde. A promessa é que ele mostrará empresas legítimas e verificadas. Nesse caso, as empresas poderão exibir um catálogo de produtos e aceitar pagamentos a partir da ferramenta. No entanto, ainda é preciso esperar para conhecer recursos completos e disponibilidade.
As mudanças de configurações também chegam ao Telegraph. É uma ferramenta de blog que permitia criar postagens com imagens e outros tipos de elementos incorporados. Bastava acessar telegra.ph para criar uma história e depois compartilhá-la como um link para que outras pessoas pudessem vê-la. Agora, porém, o recurso também será limitado.
O Telegraph não permitirá mais que você adicione novas mídias, ou seja, imagens ou vídeos. Durov diz que eles acreditam que essa ferramenta está sendo "mal utilizada por atores anônimos". Conforme observado no The Vege, citando o BleepingComputer, pesquisadores concluíram em 2022 que o Telegraph foi usado por atores maliciosos para ataques de phishing.
Ver 0 Comentários