Tendências do dia

Microsoft reabrirá usina nuclear que estava fechada desde 2019 para energizar IA

  • Constellation Energy reativará Three Mile Island após acordo para alimentar a IA da Microsoft

  • Depois de restaurada, a usina alocará seus 835 MW de energia para data centers da Microsoft

Microsoft Vai Reabrir Usinas
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Se há uma coisa que a inteligência artificial está pressionando veementemente é o ressurgimento da energia nuclear. O último movimento da Microsoft marca um novo ponto nesse sentido.

Acordo histórico

A Microsoft acaba de assinar seu maior acordo de compra de energia até o momento. Graças ao acordo, a empresa de energia Constellation Energy reabrirá a usina nuclear de Three Mile Island, na Pensilvânia.

Fechada desde 2019, a usina adicionará 835 MW de eletricidade livre de carbono à rede. A Microsoft se comprometeu a adquirir sua produção total ao longo de 20 anos para alimentar seus data centers de inteligência artificial.

Reabertura de uma usina nuclear para IA

Three Mile Island, famosa pelo acidente nuclear da Unidade 2 em 1979, continuou a operar sua Unidade 1 por décadas até o fechamento da usina em 2019.

A Constellation Energy investirá US$ 1,6 bilhão na restauração e modernização da usina com o objetivo de reativá-la em 2028 para a Microsoft. A usina nuclear será renomeada Crane Clean Energy Center em homenagem ao falecido Chris Crane, CEO da Exelon, antiga empresa controladora da Constellation.

Antes e depois

A demanda de energia dos data centers está crescendo exponencialmente com a inteligência artificial, cujo treinamento e execução consomem mais energia do que algoritmos tradicionais.

As empresas de tecnologia têm buscado fontes de energia confiáveis ​​e livres de carbono para atingir suas metas de sustentabilidade há anos, mas o surgimento da IA ​​generativa nos levou a uma situação em que a Microsoft tem que reabrir uma usina nuclear para cobrir seu consumo.

Renovação

A Constellation planeja uma profunda reforma na usina nuclear: ela restaurará as turbinas, geradores e sistemas de resfriamento e controle para garantir aos reguladores uma operação segura e eficiente.

A empresa espera que a reativação da usina gere 3,4 mil empregos diretos e indiretos, revitalizando a economia da Pensilvânia com uma contribuição para o PIB de 16 bilhões de dólares.

Por que uma usina nuclear?

A Microsoft se comprometeu a cobrir o consumo de toda a sua infraestrutura com energia 100% livre de carbono para lidar com a crise climática. Este acordo é um atalho.

Os data centers de IA não só exigem uma grande quantidade de energia, mas também um fornecimento estável. Instalações renováveis, como solar e eólica, flutuam na ausência de sistemas de armazenamento em escala na rede elétrica. As usinas nucleares podem fornecer energia livre de carbono 24 horas por dia.

Imagem | Energia da Constelação

Inicio