Wolfgang Porsche, 81 anos, presidente do conselho de administração da Porsche e neto de Ferdinand Porsche (fundador da marca), está gerando polêmica entre os moradores de Salzburgo, na Áustria. O milionário quer construir um túnel subterrâneo privado de cerca de 500 metros sob a montanha onde está localizada uma de suas mansões do século 17.
O mais curioso de tudo é o motivo pelo qual ele quer construir esse túnel: evitar um pequeno trecho de estrada que serpenteia pela encosta do monte Kapuzinerberg, conectando a habitação ao centro urbano da cidade.
O novo vizinho milionário
De acordo com o jornal alemão DerStandard, Wolfgang Porsche comprou em 2020 a villa Paschinger-Schlössl por cerca de 8,4 milhões de euros e atualmente conduz obras de restauração. Ou seja, esta nem mesmo é a residência principal do bilionário de 81 anos. A villa, de estilo palaciano, já pertenceu ao escritor Stefan Zweig e está situada numa encosta arborizada do monte Kapuzinerberg, que é um dos pulmões verdes de Salzburgo.
Como costuma acontecer em locais construídos sobre montanhas, a estreita estrada de acesso, com apenas uma faixa, serpenteia pelo lado da montanha, superando uma inclinação de cerca de 50 metros de desnível.
Parece que, ao presidente de uma das maiores fabricantes de superesportivos alemães, não agrada percorrer esse breve trecho de montanha para chegar à sua residência. Segundo fontes locais, o estreito acesso através de uma muralha do século 16 tende a desabar devido à dificuldade de acesso e pode ser perigoso no inverno.
O túnel é o de menos
De acordo com o que publicou o Spiegel, para evitar o trecho de estrada, o milionário acredita que seria mais adequado construir um túnel subterrâneo sob sua mansão, de forma a não alterar o valor paisagístico do local. A obra permitiria conectar um estacionamento privado para nove carros que será construído ao lado da villa com o estacionamento urbano localizado na base da montanha.
Os trâmites burocráticos para a execução da obra já estão bastante avançados e, inclusive, o milionário já teria pago cerca de 40.000 euros a título de direitos de acesso ao estacionamento urbano já existente.
Os vizinhos veem isso como um privilégio para os ricos. O partido local Bürgerliste questionou a modesta tarifa de acesso que o bilionário pagou. Embora o valor de sua fortuna pessoal não seja conhecido publicamente, estima-se que a família Porsche/Piëch possua cerca de 38,8 bilhões de dólares.
Porém, protestar é só o que dá para fazer mesmo, pois a lei permite a obra. De acordo com o "Kellerrecht" ou "direito de adega", a propriedade de Wolfgang Porsche não se limita ao terreno e à villa construída sobre ele, mas também a tudo o que está abaixo da villa. "Teoricamente, essas terras poderiam ser utilizadas até o núcleo da Terra", apontou um relatório da entidade técnica municipal.
Imagem | Porsche
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários