Uma das dicas mais comuns para garantir a segurança e o desempenho dos nossos dispositivos é mantê-los atualizados. Como regra, as atualizações de software oferecem novos recursos, melhorias e correções de bugs, embora haja casos em que podem causar alguns problemas.
Recentemente, alguns usuários do Samsung Galaxy S23 Ultra estavam tendo problemas com a câmera após instalar a atualização para o One UI 6.1.1 e agora um novo bug relacionado a uma atualização de software da empresa veio à tona. Desta vez, os principais afetados são o Samsung Galaxy S10 e o Samsung Galaxy Note 10.
Atualização do SmartThings Framework parece estar causando o problema
O site Android Authority afirma que o bug parece afetar todos os Galaxy S10 e Galaxy Note 10. O problema em questão é bastante sério, pois faz com que o dispositivo bloqueie completamente e fica bloqueado para ser ligado novamente. A única solução para corrigir o travamento é redefini-lo para as configurações de fábrica, o que leva à perda de dados, se não houver um backup.
Vários usuários têm compartilhado o problema em vários tópicos publicados no Reddit. Aparentemente, os dispositivos mais afetados são o Galaxy S10 e o Galaxy Note 10, embora não sejam os únicos: alguns usuários de smartphones como o Galaxy M51 ou o Galaxy A90 também viram seus telefones bloqueados após a atualização.
A causa do erro não está clara, embora um dos tópicos do Reddit mencione a atualização do aplicativo SmartThings Framework disponível na loja da Samsung. O aplicativo não era atualizado desde julho e a nova atualização chegou poucas horas antes do problema começar a ser discutido.
O Reddit destaca que a atualização em questão foi substituída por uma nova, então os dispositivos que não foram atualizados não devem ser afetados após a correção. Ainda assim, não faria mal desativar as atualizações automáticas e esperar alguns dias antes de atualizar o aplicativo.
Para desabilitar as atualizações automáticas, basta abrir as configurações, rolar até 'Aplicativos' e procurar por 'Galaxy Store'. Dentro das configurações da loja, há uma opção para desabilitar temporariamente a atualização automática de aplicativos, embora seja aconselhável lembrar de reativar a configuração após um tempo.
A Samsung não emitiu nenhuma declaração sobre o assunto ou qualquer solução para os usuários afetados. Como antecipamos, tudo parece indicar que a única solução é redefinir o dispositivo para as configurações de fábrica a partir do modo de recuperação, o que significa que dados serão perdidos em caso de não haver backup. Permaneceremos atentos caso a Samsung faça uma declaração sobre o assunto.
Ver 0 Comentários