Tendências do dia

Atualização de app deixa celulares Samsung inúteis; esses são os modelos

  • Galaxy S10 e Galaxy Note 10 são os smartphones mais afetados pelo bug

  • Uma atualização do aplicativo SmartThings Framework parece ter causado o problema

Samsung1
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Uma das dicas mais comuns para garantir a segurança e o desempenho dos nossos dispositivos é mantê-los atualizados. Como regra, as atualizações de software oferecem novos recursos, melhorias e correções de bugs, embora haja casos em que podem causar alguns problemas.

Recentemente, alguns usuários do Samsung Galaxy S23 Ultra estavam tendo problemas com a câmera após instalar a atualização para o One UI 6.1.1 e agora um novo bug relacionado a uma atualização de software da empresa veio à tona. Desta vez, os principais afetados são o Samsung Galaxy S10 e o Samsung Galaxy Note 10.

Atualização do SmartThings Framework parece estar causando o problema

O site Android Authority afirma que o bug parece afetar todos os Galaxy S10 e Galaxy Note 10. O problema em questão é bastante sério, pois faz com que o dispositivo bloqueie completamente e fica bloqueado para ser ligado novamente. A única solução para corrigir o travamento é redefini-lo para as configurações de fábrica, o que leva à perda de dados, se não houver um backup.

Vários usuários têm compartilhado o problema em vários tópicos publicados no Reddit. Aparentemente, os dispositivos mais afetados são o Galaxy S10 e o Galaxy Note 10, embora não sejam os únicos: alguns usuários de smartphones como o Galaxy M51 ou o Galaxy A90 também viram seus telefones bloqueados após a atualização.

A causa do erro não está clara, embora um dos tópicos do Reddit mencione a atualização do aplicativo SmartThings Framework disponível na loja da Samsung. O aplicativo não era atualizado desde julho e a nova atualização chegou poucas horas antes do problema começar a ser discutido.

O Reddit destaca que a atualização em questão foi substituída por uma nova, então os dispositivos que não foram atualizados não devem ser afetados após a correção. Ainda assim, não faria mal desativar as atualizações automáticas e esperar alguns dias antes de atualizar o aplicativo.

Para desabilitar as atualizações automáticas, basta abrir as configurações, rolar até 'Aplicativos' e procurar por 'Galaxy Store'. Dentro das configurações da loja, há uma opção para desabilitar temporariamente a atualização automática de aplicativos, embora seja aconselhável lembrar de reativar a configuração após um tempo.

A Samsung não emitiu nenhuma declaração sobre o assunto ou qualquer solução para os usuários afetados. Como antecipamos, tudo parece indicar que a única solução é redefinir o dispositivo para as configurações de fábrica a partir do modo de recuperação, o que significa que dados serão perdidos em caso de não haver backup. Permaneceremos atentos caso a Samsung faça uma declaração sobre o assunto.

Inicio