Qualquer forma de chamada comercial é um incômodo. É fato inegável que as chamadas de telemarketing ou as populares "robocalls" (ou ligações de robôs) vêm no momento mais inoportuno. Existem truques para contorná-las, mas alguns acabam contornados.
No entanto, o método que nunca falha é do Google e você provavelmente o tem pré-instalado em seu telefone Android: o filtro de chamadas atua contra robocalls. Você nem mesmo fica sabendo que elas chegam no seu smartphone.
Descubra como ativar o recurso.
Atender uma chamada para ouvir o silêncio. Não, obrigado
As chamadas automáticas são uma forma curiosa de contato: caso você as tenha recebido, você consegue identificá-las porque quando você atende ninguém está do outro lado da linha, então a comunicação termina.
Por trás dessas chamadas não há nenhuma teleoperadora disposta a oferecer benefícios da sua tarifa móvel. São chamadas automáticas feitas por bots, com um objetivo no mínimo chamativo: são usadas por golpistas e vendedores comerciais para verificar números de telefone disponíveis em lotes.
A máquina cumpre a tarefa de ligar e esperar que atendamos, e então uma operadora se junta a ela. Às vezes, eles simplesmente entrarão em contato mais tarde, sabendo que nosso número está ativo. Para acabar com elas, existem alternativas como se inscrever na lista de Não me Perturbe, da Anatel.
Alguns números, no entanto, conseguem burlar a lista.
Cansado de lidar com o problema, encontrei a barreira mais poderosa para parar os robôs: o filtro de chamadas do Google, que serve chamadas comerciais, também se aplica às chamadas automáticas. E ativá-lo é muito simples.
Se você tem um Google Pixel ou um Xiaomi, provavelmente tem o aplicativo "Telefone" do Google pré-instalado no seu celular. Caso você tenha um celular que inclua seu próprio aplicativo de telefone, não tenha medo, você pode instalar o aplicativo do Google na Play Store.
Mas, como usar as ferramentas deste aplicativo? Eu explico de forma simples e compreensível na próxima seção.
Filtro anti-chamadas automáticas com muito potencial
O poderoso filtro de chamadas do Google funciona em diferentes níveis. Mas tudo é configurado e ajustado a partir do aplicativo "Telefone", que, como eu disse antes, está disponível para todos os smartphones Android.
Primeiramente, caso venham até mim com um número oculto, as chamadas automáticas não chegarão ao aparelho: esta configuração é usada para chamadas e também consegue filtrar SMS enviados de números ocultos. Veja como você pode ativar o recurso:
- Abra o aplicativo Telefone e vá para suas configurações
- Toque em Bloquear Números
- Ative a opção bloquear chamadas de números desconhecidos
Como segunda configuração, recomendo ativar o próprio filtro de chamadas, que pode ser encontrado nas configurações do aplicativo que, para mim, é o melhor telefone disponível para Android. O caminho é curto: "Configurações" > "ID de chamadas e spam". A partir daí, recomendo ativar essas duas opções:
- Identificador de chamadas: quando ativado, oferece detalhes sobre o autor da chamada, mesmo que não seja conhecido;
- Bloquear chamadas de spam e scam: dessa forma, as chamadas automáticas têm os dias contados. Ao ativar essa opção, as chamadas de números que o Google reconhece como spam serão bloqueadas automaticamente e não tocarão o celular.
Finalmente, em terceiro lugar, opto pelo bloqueio manual, número por número. Talvez seja o mais incômodo e o menos útil: as chamadas automáticas geralmente mudam os números de telefone para se mascararem. Mesmo assim, caso se repitam, não poderão entrar em contato comigo.
Como você bloqueia números do "Telefone" do Google? Tão fácil quanto abrir o aplicativo, tocar na aba "Recentes", deixar o dedo pressionando o número que fez a chamada automática e, no menu suspenso, selecionar "Bloquear ou marcar como spam". O resto é história: embora às vezes alguns passem, a maioria delas é bloqueada sem nenhum problema.
Imagem | Pexels (Rahul Pandit)
Ver 0 Comentários