Tendências do dia

Meu Android Auto vivia desconectando, mesmo que o cabo funcionasse bem; foi assim que eu resolvi

  • Nem um cabo nem outro, a verdadeira solução é das mais curiosas

  • Não é uma solução para todos os problemas de conexão, mas vale a pena tentar

Android
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Não há tantos registros de problemas de conexão com a tela de carros com base no sistema Android Auto. No entanto, algumas desconexões aleatórias podem acender alertas e preocupação, como a perda de conexão de funções usadas rotineiramente, como controle do mapa ou de música.

Para resolver o problema, é bom checar se os cabos estão em boas condições, de preferência atendendo as recomendações do Google para o Android Auto. Caso isso não resolva, no entanto, a solução pode ser muito mais simples.

Trocar o cabo, mas não por um novo

A solução aparece como sugestão em fóruns e comunidades como o Reddit, com usuários que conseguem corrigir bugs com uma mistura um tanto impressionante de cabos e adaptadores, mais especificamente um conversor USB-C (fêmea) para USB-A (macho).

Android01 Cabo pode criar problemas de conexão com Android Auto

Dessa forma, a ponta USB-A se conecta com o cabo usual na porta do carro. A solução não é milagrosa, mas pode ajudar quem passar pelo problema de desconexão.

Esse "truque" não funciona para você? Tente outras soluções possíveis

Caso a solução não resolva o problema para você, há um resumo das medidas mais comuns que você pode tomar para consertar:

  • Reinicie seu telefone e seu carro. Às vezes, uma reinicialização rápida do sistema operacional do celular ou do carro pode resolver problemas de sincronização.
  • Use um cabo USB de alta qualidade. Um cabo danificado ou de baixa qualidade pode causar problemas de conexão. Substitua-o por um certificado para transferência de dados.
  • Experimente um adaptador sem fio Android Auto. Como alternativa, você pode aproveitar a oportunidade para dar o salto e transformar a conexão do seu Android Auto para uma sem fio, eles são baratos e poupam a etapa de conectar o celular ao entrar no carro.
  • Atualize o Android Auto e os aplicativos móveis. Certifique-se de que o Android Auto e todos os aplicativos móveis essenciais estejam atualizados para a versão mais recente.
  • Verifique as opções de conexão USB. Ao conectar seu telefone, selecione a opção "Transferência de dados" em vez de apenas "Carregar" no menu de conexão USB do telefone.
  • Ative as opções do desenvolvedor. Se os problemas persistirem, ativar as opções do desenvolvedor e selecionar o modo "Depuração USB" pode ajudar a tornar a conexão mais estável.
  • Limpe o cache do Android Auto e do Google Play Services. Um cache corrompido pode causar falhas de conexão. Limpar o cache e os dados de ambos os aplicativos pode restaurá-los para o funcionamento adequado.
  • Verifique a compatibilidade do telefone celular e do carro. Nem todos os carros e celulares são 100% compatíveis com o Android Auto. Verifique nas listas oficiais de compatibilidade.
Android02
  • Experimente outra porta USB no seu carro. Alguns carros têm mais de uma porta USB e, em alguns casos, apenas uma é habilitada para o Android Auto. Trocar de porta pode resolver o problema.
  • Verifique as configurações do carro. Nas configurações do seu veículo, certifique-se de que o Android Auto esteja habilitado ou permitido como fonte de conexão.
  • Redefina as configurações de rede. Se o problema for intermitente, redefinir as configurações de rede no celular (Wi-Fi, Bluetooth e dados móveis) pode ajudar a estabilizar a conexão.

Imagem da capa | Patrick Langwallner no Unsplash (com edição)

Inicio