'Star Wars' continua sendo um clássico indiscutível 47 anos depois de sua criação: não importa quantas vezes tenha sido reformulada, ou que as últimas séries e filmes da franquia tenham enfrentado certo descontentamento por parte dos fãs que desejam ver as bases originais repetidas de maneira rigorosa. A marca 'Star Wars' permanece tão valiosa hoje quanto era há quase meio século, e George Lucas sabe disso.
No entanto, até mesmo George Lucas reconhece que sua obra está aquém de clássicos indiscutíveis, como 2001: Uma Odisseia no Espaço, a obra-prima do gênero dirigida por Stanley Kubrick em 1968, que mudou para sempre o cinema de ficção científica. Esse filme, que você pode assistir no Max e no Movistar Plus+, foi tema de comentário de Lucas no documentário monográfico Standing on the Shoulders of Kubrick: The Legacy of 2001.
Lá, Lucas afirmou: "Stanley Kubrick fez o filme de ficção científica definitivo, e vai ser muito difícil que alguém venha e faça um filme melhor, na minha opinião. Em termos técnicos, Star Wars pode ser comparável, mas, pessoalmente, acredito que 2001 é muito melhor". Ele também acrescentou que o filme mudou para sempre a forma como o público enxergava o gênero, já que "antes de 2001, as pessoas não levavam a ficção científica a sério".
Nem dá para dizer que o filme de Kubrick ficou datado em aspectos que geralmente envelhecem mal em outras produções do gênero, como os efeitos especiais. Lucas afirma que, nessa categoria, 2001 "é o auge. Se você revisitar os primeiros 70 anos da história do cinema, verá que é o filme com os melhores efeitos especiais. E sempre será".
Embora aqui não precisemos do selo de aprovação de Lucas para confirmar que 2001 é um clássico indiscutível, é sempre bom ver alguém de sua relevância na cultura pop reforçando essa ideia.
Imagem | Warner
Ver 0 Comentários