Fazer café, um bom café, é uma arte. É uma bebida complexa que pode ser feita de muitas maneiras diferentes e cada uma dessas preparações adiciona certas notas de sabor. Um café filtrado não é o mesmo que um numa cafeteira mocha, mas para apreciar isso, devemos estar preparados na hora de beber café.
Ninguém nasce com todo o conhecimento e algo que pode surpreender na primeira vez que visitar uma cafeteria especializada (embora isso não aconteça em todas) é receber um copo de água ao lado do café. Mas qual sua finalidade?
Para limpar a colher? Para beber depois do café? Para reduzir a mistura? A internet está cheia de pessoas perguntando por que em alguns países e cafeterias da Europa eles colocam um copo de água ao lado do café. A resposta é extremamente simples, mas até uma universidade se envolveu na pesquisa.
Degustação em partes
Como costuma acontecer com essas coisas, alguém pode inventar uma explicação e ela se torna "conhecimento comum". É assim que surgem uma infinidade de mitos sobre... bem, qualquer coisa. Mas vamos nos concentrar no caso do copo de água ao lado do café.
Se você está procurando informações rápidas, há muitas explicações possíveis: para beber depois do café para limpar a boca e evitar que o amargor permaneça (um bom café e uma boa preparação não deixam esse gosto residual), se é para prolongar a permanência no local (em suma) ou para evitar a desidratação produzida pelo café (você vai beber um café, não uma bacia).
A explicação, como de costume, é muito mais simples e, precisamente, é o oposto de limpar o amargor na boca depois de beber o café: que o copo de água deve ser bebido antes de começar a saborear o café.
Isso é algo que ajuda a limpar as papilas gustativas para que elas possam apreciar melhor o sabor do café. Curiosamente, também há uma explicação para as diferentes opções de água:
- Água com gás: pode ser mais eficaz na hora de limpar o paladar, mas a desvantagem é que, se formos sensíveis a isso, pode agir como um "anestésico" das próprias papilas gustativas, impedindo-nos de aproveitar todas as notas do café.
- Água natural sem gás: menos eficaz na limpeza do paladar, mas mais neutra e, portanto, mais adequada para não perder nenhuma das nuances subsequentes.
Algo também curioso é que essa prática vem da Itália, mas não ocorre em todas as regiões. Cafeterias especializadas em Roma, por exemplo, não servem copo de água, enquanto em cidades como Nápoles é mais frequente.
O bom é que, se você for a uma cafeteria especializada e eles não colocarem o copo em você, agora você sempre pode tentar pedir para fazer o teste e ver se essa limpeza do paladar é eficaz. Ou você também pode tentar em casa, é claro.
Alguns mitos têm fundamento
Moreno Faina é diretor da Universidade do Café de Trieste e apoia a prática de beber água antes do café, explicando que "o uso do copo de água antes do expresso é essencial para preparar um dos nossos principais sensores" no corpo.
Faina explica que beber depois remove as micropartículas que grudam nas papilas gustativas e nos deixam com aquele gosto residual agradável de café. Ao beber água, eliminamos quase completamente, mas há um bom motivo para fazê-lo se, como continua Faina, os grãos não foram adequados.
"Alguns produtos podem ter adstringência porque são feitos com grãos imaturos, o que gera uma sensação de secura na boca. Nesses casos, você sente necessidade de beber, mas isso só acontece porque o produto tem um defeito e produz uma adstringência que não deveria existir", diz.
Mas ele é direto: "para um produto perfeito, não há necessidade de água" depois. O resumo de tudo isso é que a água servida em cafeterias especializadas ao lado do café faz sentido científico.
Imagem | Xataka
Ver 0 Comentários